TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedor

Artigos Científicos: O Empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.776 Palavras (8 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 8

O empreendedor

Objetivos do capítulo

Este capítulo foi criado para que você:

compreenda o significado de empreendedorismo.

identifique em si mesmo características de pessoas empreendedoras.

Sugerimos que você complete este capítulo em um dia.

Quem é o empreendedor?

Nestor sempre foi motivado pela auto-realização e pelo desejo de independência e de assumir responsabilidades. Embora busque satisfação financeira, considera imprescindível assumir novos desafios e está sempre propondo novas idéias, seguidas por ações. Constantemente se auto-avalia, se auto-critica e controla seu comportamento, em busca de seu auto-desenvolvimento. Ele sabe que para se tornar um empreendedor de sucesso é preciso ter imaginação, determinação, organização e liderança e saber desenvolver tecnicamente etapas e processos.

Você também deve estar se perguntando: mas, afinal, quais são os atributos pessoais e profissionais necessários para ser empreendedor?

Segundo haviam lhe dito, o desempenho de um pequeno negócio está diretamente associado à figura do empreendedor, pois ele é o ponto central, que influenciará o sucesso do empreendimento. Muitas vezes, cabem a ele todas as funções da organização, como comprar, produzir e vender.

Por tudo isso, ele sabia que iniciar uma empresa é muito diferente de iniciar um novo trabalho. O empreendedor será aquele que tomará as decisões, e suas características influirão muito no andamento dos negócios. Será muito importante ter determinação e perseverança não só para iniciar o empreendimento, como também para mantê-lo ao longo do tempo. Observe a dica do professor, a seguir:

Proibida a reprodução e divulgação sem a expressa autorização do SEBRAE Nacional

Por que ser empresário?

Nestor acordou pela manhã com a intenção de sair para caminhar, enquanto pensava na vida e nas coisas que vinha estudando sobre empreendedorismo. De repente, ele encontrou Reinaldo, seu amigo de escola, da época em que cursava o então primeiro grau.

Nestor: Reinaldo, que bom encontrá-lo tão feliz! Qual o motivo para tanta alegria?

Reinaldo: Ah, brother, há muito tempo que dou duro em uma empresa, como auxiliar de escritório. É trabalho que não acaba mais, oito horas por dia, cinco dias por semana, dá para aguentar uma vida assim? Tô caindo fora, irmão! Aproveitei que fui demitido e, com a grana que recebi, vou montar meu negócio. Finalmente, vou ser independente, "mandar no meu próprio nariz", falou? Além de ganhar muito dinheiro, vou ter mais tempo para me dedicar à família, sair da rotina, da mesmice. Vou poder até ficar em casa alguns dias e tirar férias quando quiser. Tem coisa melhor?

Ao ouvir de Reinaldo os motivos que o levavam a iniciar um novo negócio, Nestor espantou-se. Não podia acreditar que abrir um negócio fosse menos trabalhoso do que o dia a dia de um profissional assalariado.

Nestor: Mas, Reinaldo, ter uma empresa própria exige de você muito empenho e dedicação exclusiva. Os empresários, em geral, costumam trabalhar mais de 12 horas diariamente no seu negócio. Tirar férias é muito mais difícil, pois muitas decisões importantes para a empresa dependem de você. Em uma pequena empresa, o empreendedor acaba tendo muito menos tempo disponível para a família, pois precisa frequentemente fazer contatos com fornecedores, bancos, clientes, funcionários, órgãos do governo. Além do mais, seu patrimônio pessoal geralmente fica comprometido com as operações da empresa, ou seja, nem tudo são flores como você está imaginando!

Reinaldo: Ah, Nestor! Que papo é esse? Você acha que o sujeito que é dono de negócio precisa trabalhar? Sem essa, quem trabalha é empregado. Patrão só gasta a "bufunfa".

Nestor: Ih, meu amigo, mas isso não funciona assim, mesmo! Primeiramente, você precisa montar um plano de negócios. É ele quem vai nortear todos os seus passos para que você se dê bem na sua empreitada. No plano de negócios, vão estar especificados os principais fatores necessários para a criação de um empreendimento. Entendeu, "apressadinho"?

Reinaldo: Mas diz aí, então, qual é a vantagem desse plano de negócios?

Nestor (muito empolgado): Olha, na real, não existe plano que garanta o sucesso do empreendimento, porém esse plano proporciona uma série de vantagens.

Reinaldo: Como assim?

Nestor: Primeiro, um plano de negócios é um ótimo passo para o empreendedor conhecer de forma detalhada o negócio que pretende montar. Segundo, quando tiver de ir aos bancos pedir empréstimo, esse plano se revelará um poderosíssimo documento, pois será por meio dele que você poderá justificar seu desejo de abrir o próprio negócio. Só assim o gerente vai constatar que você está respaldado com um plano operacional, o qual provará, por A + B, a exeqüibilidade de sua idéia empresarial. Ah, e tem mais, Reinaldo: demonstra que o empreendedor está dando crédito e confiabilidade a sua idéia porque já entendeu que, em se tratando de negócios, deve-se considerar mercado consumidor, fornecedor, concorrência pesada, propaganda, avaliação de lucros e investimentos.

Reinaldo: Muito interessante!

Nestor: Olha, Reinaldo, a respeito daquilo que você pensa, que o empresário só gasta a "grana", acho melhor você se informar bem sobre empreendedorismo antes de iniciar seu negócio. Na certa, não será como você está pensando. Sei que abrir um negócio não depende só da vontade de ganhar dinheiro, mas de competência. Apenas a intenção não é suficiente, você precisa conhecer muito sobre o negócio e ter capacidade para administrá-lo com efetividade.

Reinaldo: Sem essa, Nestor. Encontre-me daqui a alguns anos e verá a encarnação do sucesso. Tchau!

E você, por quais motivos deseja criar um negócio próprio?

Definições de empreendedorismo

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com