TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Endividamento Das Famílias Brasileiras

Pesquisas Acadêmicas: O Endividamento Das Famílias Brasileiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo esclarecer o acesso ao crédito pelas famílias, fazendo com que ocorra uma expansão do consumo de bens e serviços, aumentando o seu padrão de vida e o bem estar social. Diversos fatores são responsáveis por essa nova tendência do endividamento, maiores ofertas de crédito, diminuição de taxas de juros, aumento do prazo de pagamento, entre outros.

2 DESENVOLVIMENTO

As famílias brasileiras têm estado em situações de inadimplência frequentemente. Cabe lembrar que o incentivo as compras, a inclusão de novas classes sociais na sociedade de consumo, a facilidade de crédito, a redução de taxas em muitos bens duráveis, a manutenção da geração de emprego e a confiança dos cidadãos na economia, provocam uma grande movimentação das pessoas para adquirir esses bens e serviços. O que vem a preocupar é que as famílias não são conscientes na hora de planejar as compras, chegando a comprometer a renda mais do que seria possível.

Um outro fator importantíssimo para o endividamento das famílias é a facilidade do cartão de crédito, onde o consumidor paga as compras utilizando o mesmo, esquecendo que tem que pagar a fatura, chegando a precisar usar do parcelamento da fatura, com juros altíssimos, deixando um saldo para os meses seguintes e aumentando cada vez mais a dívida, criando assim um ciclo vicioso sendo quase impossível de sair, pois ao terminar o parcelamento no prazo de 12 meses, o consumidor tem pago praticamente três vezes a mais do valor da compra.

Nos últimos anos tem aumentado o poder de compra das classes que antes eram classificados como C e D e, hoje estão classificados como classe média. Isso deu as essas famílias um conforto maior e oportunidades que antes não tinham. Estabilidade econômica também é um fator importante, a redução nos impostos de alguns produtos também contribui para esse fenômeno. Mais facilidade para que as pessoas comprem mais, principalmente bens de consumo como carros, eletroeletrônicos, etc., uma vez que, o parcelamento das compras ficou maior e menos burocrático.

Ultimamente o governo tem reduzido os juros bancários, diminuindo assim a inadimplência, pois quanto menores as taxas de juros, maiores serão as condições dos consumidores pagarem suas dívidas. Acredita-se que com apenas uma medida simples e que pode ser realizada por qualquer cidadão, pode ajudar muito a reduzir as dívidas.

Trata-se de uma educação financeira, pois as pessoas não sabem lidar muito bem com o dinheiro, não sabem administrar o que ganham e o quanto gastam, com isso acabam gastando mais do que recebem e essa conta nunca vai fechar. Outra solução importante seria a consciência de só comprar aquilo que realmente necessitam e não comprar por comprar.

As facilidades de crédito muitas vezes induzem o erro, pois as pessoas não estão devidamente preparadas para lidar com o crédito fácil. Ultimamente os bancos vêm dando um pouco mais de orientação, mas falta o governo tentar dar mais educação financeira, pois desta forma, educando o consumidor as inadimplências e o endividamento será reduzido.

3 CONCLUSÃO

Diante do que foi apresentado, percebe-se que a família no geral tem um papel importantíssimo. Se primeiramente houver uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com