TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino De Trigonometria Segundo Os PCNEM E As Orientações Curriculares Para O Ensino Médio

Exames: O Ensino De Trigonometria Segundo Os PCNEM E As Orientações Curriculares Para O Ensino Médio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  1.707 Visualizações

Página 1 de 5

O ensino de trigonometria segundo os PCNEM e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio

Os PCNEM (BRASIL, 1999) articula o ensino da matemática, de forma complexa e indissociável, dois aspectos. O primeiro é o das aplicações a várias atividades humanas, que têm sido origem de muitos dos modelos abstratos da ciência. Outro é o da ciência pura, voltada para problemas gerados no próprio edifício da Matemática e que, em muitos casos, revelaram-se fonte de surpreendentes aplicações.

O Ensino Médio tem de assumir a tarefa de preparar cidadãos para uma sociedade cada vez mais permeada por novas tecnologias, e de possibilitar o ingresso de parcelas significativas de seus cidadãos a patamares mais elaborados do saber. Por isso segundo em 2006, a Secretaria da Educação Básica, publicou as Orientações Curriculares para o Ensino Médio ressaltando, no volume 2 (Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias), que:

O estudo das funções trigonométricas deve anteceder a abordagem das funções seno, co-seno e tangente, priorizando as relações métricas no triângulo retângulo e as leis do seno e do co-seno como ferramentas essenciais a serem adquiridas pelos alunos do Ensino Médio. [...] A apresentação das leis dos senos e dos co-senos pode ser motivada com questões relativas à determinação das medidas de elementos de um triângulo. [...] Também é recomendável o estudo da razão trigonométrica tangente pela sua importância na resolução de diversos tipos de problemas. Problemas de cálculos de distâncias inacessíveis são interessantes aplicações da trigonometria, e esse é um assunto que merece ser priorizado na escola. [...] O Estudo da Geometria apresenta dois aspectos – a geometria que leva à trigonometria e a geometria para o cálculo de comprimento, áreas e volumes. (BRASIL, 2006, p. 73 a 75).

Neste documento, os conteúdos básicos estão organizados em quatro blocos:

Números e operações; Funções; Geometria; Análise de dados e probabilidade. Isso não significa que os conteúdos desses blocos devam ser trabalhados de forma estanque, mas, ao contrário, deve-se buscar constantemente a articulação entre eles.

Nos PCNEM, ficam evidentes as articulações entre quatro blocos da Matemática (Números e Operações; Funções; Geometria; Análise de Dados e Probabilidade) e sua utilização nas situações problema. Notamos, ainda, que na seleção dos conteúdos matemáticos, a Trigonometria está inserida como tópico da Geometria Plana. Segundo as orientações curriculares para o ensino Médio o estudo da Geometria deve possibilitar aos alunos o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas práticos do quotidiano.

Plano de aula

Conteúdos:

• Noções gerais de ciclo trigonométrico, definições de objetivos matemáticos que fazem parte do ciclo: triangulo retângulo, ângulo arcos e eixos;

• Funções: seno, cosseno, tangente, secante, cossecante.

Pré-requisitos:

• Nomenclaturas a serem usadas (razões trigonométricas na circunferência)

• Triangulo e retângulos;

• Arco e ângulo;

• Teorema de Pitágoras.

Justificativa:

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o estudo de Trigonometria deve se ater às funções seno, cosseno e tangente dando ênfase ao estudo da primeira volta do ciclo trigonométrico. Sobretudo tanto nos PCNEM como nas orientações para curriculares o estudo do triangulo retângulo e das funções trigonométricas deve fazer parte do currículo do 1º e do 2º ano do ensino médio.

Objetivos:

• Reconhecer a importância do estudo da trigonometria para o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos;

• Aprofundar os estudos relativos à trigonometria no triângulo retângulo e triângulo quaisquer;

• Identificar, diferenciar e calcular diferentes funções circulares;

Objetivos específicos:

• Definir o conceito de seno, cosseno, tangente, cossecante e secante;

• Identificar os valores de sem x, cos x, tag x, cotg x, sec x, cossec x sem auxilio da calculadora;

• Identificar a importância dos eixos e do ciclo trigonométrico;

Etapas do desenvolvimento da aula:

1ª aula: divisão de grupos onde os alunos desenvolverão os pré-requisitos conceituais através da elaboração de questões relacionados ao estudo do ciclo trigonométrico. Em seguida os grupos serão sorteados pelo mediador para realização de uma competição;

2ª aula: Resolução de situações problemas envolvendo os estudos anteriores;

3ª aula: aula expositiva e dialogada com resoluções e comentários dos exemplos citados pelos alunos;

4ª aula: aprofundamento do estudo do triangulo retângulo e das funções trigonométrica.

Metodologia

1. A primeira aula será realizada através de um debate entre as equipes que serão formadas, os alunos estão livres espera elaborar seis perguntas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com