TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: A prática de ensino e o estágio curricular supervisionado

Por:   •  30/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  2.672 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE I

PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: A prática de ensino e o estágio curricular supervisionado.

No processo de graduação, um dos períodos mais importantes para o futuro profissional da educação infantil é o estágio. Este que irá prepará-lo para o que virá a enfrentar no dia-a-dia dentro do ambiente escolar, uma vez que será através dos estágios que o aluno terá em conta as responsabilidades diversas que lhe cambem e que muitas vezes na Universidade não são expostas de forma clara aos estudantes.

Diante de tal situação a unidade que trata da prática de ensino e o estágio curricular supervisionado, me faz refletir sobre os diversos deveres do educador infantil para com a criança, além dos cuidados necessários que deverá ter por está se tratando de crianças, o profissional também terá a árdua tarefa de instruí-lo a dá os primeiros passos para a alfabetização.

O estágio em si, ajuda na formação do futuro professor a partir do momento em que ele terá um contato maior e pessoal com as crianças em sala de aula e com os outros aspectos da escola como: a secretaria, a coordenação, além do contato com todos que trabalham e fazem parte do contexto escolar. Assim, o estágio fará com que haja reflexões a partir dos referenciais teóricos e discussões na disciplina de Prática de Ensino.

Levando em consideração o que foi tratado em cada tópico, posso dizer que o livro em si nos dá uma breve ideia da importância das práticas pedagógicas para o futuro profissional daqueles que vão lidar com o futuro de crianças. Dessa forma, pode-se entende a pedagogo em suas duas principais funções: o de cuidador e o de educador, dentro de um comprometimento e responsabilidade com os alunos e no aprimoramento da sua formação por meio da prática de pesquisa.

PRÁTICA REFLEXIVA UNIDADE II

PRÁTICAS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: Música, Contação de Histórias e Artes Visuais.

O lúdico é algo que deve sempre está presente no ensino e aprendizagem da Educação Infantil. Assim, é que o pedagogo de construir práticas de saberes com objetivos que levem a criança a desenvolver a autocrítica e o poder de discutir sobre determinados temas. Para isso, nada melhor que usar a música, a história e a arte como fonte para o desenvolvimento infantil dentro do contexto educativo.

A leitura da seguinte unidade traz ao educador pedagogo algumas estratégias e métodos de como se trabalhar cada um dos itens citados no título do livro. O ponto de partida é que por não serem os aprendizes ainda alfabetizados, o professor poderá usar diversas formas de fazer com que a criança desenvolva a linguagem e escrita correta.

Em primeiro lugar tem-se a música, essa que muitas vezes é usada pelos pais quando a criança ainda está na barriga da mãe é um método interessante, já que a criança terá vontade de cantar, desenvolvendo assim, a fala. Em segundo lugar há a contação de história, essa que prende a atenção de qualquer criança, qualquer criança fica fascinada quando escuta um adulto contato uma história e se o mesmo utilizar expressões fará com que seus alunos se sintam aptos a fazer perguntas sobre a história. Por fim, o livro apresenta as artes visuais, por elas as crianças poderão desenvolver a psicomotricidade, ou seja, mover-se em torno da sala na construção de imagens por meio de pintura, colagem, etc.

Diante do que foi exposta, a leitura desse livro me fez perceber como estagiários que há diversas opções de apresentar uma aula divertida diante dos alunos. A unidade mostrou que posso levar coisas novas em cada estágio ou propor ideias ao professor titular com o fim de mantar a turma interessada nas práticas de ensino.

PRÁTICA REFLEXIVA UNIDADE III

PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: Natureza e Sociedade, Iniciação à Alfabetização e Letramento, Iniciação ao Numeramento e Pensamento Geométrico.

Nesse terceiro livro, foi possível notar que os autores trataram de assuntos mais complexos diante do que se refere à Educação Infantil. Foram tratadas questões do ensino sobre: Natureza e Sociedade, Iniciação à Alfabetização e Letramento, Numeramento e Pensamento Geométrico, dentro do período que corresponde ao estágio.

O que pude notar nesse livro é que há uma continuidade ao tema “prática de ensino”, por isso sua leitura foi importante porque me fez ver como podemos continuar inovando quando se tratar de ensinar a crianças. Há vastas possibilidades de trabalhar algo inovador dentro da sala de aula, nosso dever como estagiário é, desde as práticas de estágio aprender como poderemos fazer isso todos os dias quando de fato estivermos no lugar do professor que nos recebeu em sua sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com