TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade I - A prática de ensino e o estágio curricular supervisionado

Por:   •  12/9/2016  •  Artigo  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  12.330 Visualizações

Página 1 de 2

Nesta Unidade, estudamos que quando se reflete sobre nossa ação pedagógica, com base nas teorias que assumimos e, a partir daí, estabelecemos novas ações de trabalho e novas práticas, estamos desenvolvendo o que os teóricos chamam de “práxis”. É o movimento de ação-reflexão-ação, no desenvolvimento de uma ação criadora e transformadora da realidade.

Com base nessa afirmativa e nas leituras propiciadas nesta Unidade, buscando estabelecer uma relação com as vivências do Estágio Curricular na Educação Infantil, discorra sobre este movimento (ação-reflexão-ação), apontando os pontos mais relevantes que foram observados na prática pedagógica dos professores que você acompanhou nas turmas em que realizou o Estágio na Educação Infantil.

Há por parte desses professores uma reorganização da própria prática a partir da reflexão sobre o que foi desenvolvido?

Como deve ser desenvolvida esta práxis?

Vamos refletir?

R: Tendo em vista que o trabalho do professor é constituído por prática e ação, de modo que a prática resulta do currículo a ser seguido, e a ação apresenta a reflexão do professor em relação à prática agregado a seus conhecimentos e seus estudos. A partir disso a “práxis” (ação- reflexão-ação) oferece autonomia ao professor para expandir o currículo, oferecendo mais conteúdo aos alunos a partir do currículo base, a fim de enriquecer ainda mais o processo de ensino aprendizagem de seus alunos, de modo que não fiquem engessados apenas nas apostilas, mas que tenham um leque maior de conhecimento.

Na escola em que realizei meus estágios pude perceber que a professora realizou o processo de ação-reflexão-ação, pois sempre apresentava materiais extras, buscava por novas formas de ensino para se chegar aos alunos que apresentavam alguma dificuldade. Creio que ela está no caminho certo, pois não se contentava em saber que parte de seus alunos estavam aprendendo, a professora se desdobrava para conseguir que todos detivessem o aprendizado. Isso sim entendo como sendo uma professora desacomodada e comprometida com o aprendizado de seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com