TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão: A Prática de Ensino e o Estágio Curricular Supervisionado

Por:   •  5/10/2018  •  Resenha  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  2.487 Visualizações

Página 1 de 2

NOME:

RGM:

ATIVIDADE REFLEXIVA: A Prática de Ensino e o Estágio Curricular Supervisionado

O estágio transforma em realidade toda a teoria que o futuro educador conhece durante o curso de licenciatura pedagógica. São tantas as expectativas e curiosidades, além do medo de chegar lá e não conseguir colocar em prática o que foi aprendido por este longo período de estudo. A verdade é que a teoria dá alicerce, mas a prática traz expansão de conhecimentos que embasado na realidade escolar possa ensinar tão bem ou melhor, já que ao mesmo tempo em que aprende também identifica os pontos a serem melhorados em cada situação vivenciada.

Inicialmente percebemos a estrutura da escola: quanta salas, seus recursos e tudo o que está à disposição para que seja desenvolvido um trabalho com resultados eficazes. Depois observamos a rotina da escola: os horários, os professores, auxiliares e até mesmo o diretor (a). Assim conseguimos identificar a proposta da escola e se torna possível a interação para efetivamente colaborar.

Posteriormente vem a prática propriamente dita, no berçário por exemplo há necessidade de supervisão constante, pois eles ainda são muito pequenos e dependentes. Eles também têm instintos incrivelmente aguçados para mordidas, tapas, puxões de cabelos, entre outras travessuras inocentes que podem ferir seriamente o amiguinho. Nesse momento notamos a necessidade de constante estudo e pesquisas para que seja possível entreter os alunos de forma divertida, sempre com conteúdo diverso e direcionado ao desenvolvimento nessa fase.

Podemos ainda, destacar a importância do cuidado com o bem-estar da criança: alimentar, dar banho, trocar e transformar o ambiente em um lugar acolhedor, facilitando assim que todo o ensinamento proposto seja aceito de forma tranquila e eficaz. Se faz necessário que tudo a nossa volta se torne algo a ser utilizado como instrumento de ensino, inclusive a vida que tivemos e temos enquanto alunos. Perceber o que foi e o que não foi bom para o nosso crescimento e aplicar como ferramenta de elaboração fazendo assim com que o aluno encontre seu caminho para o aprendizado.

É certo que a crítica sobre o outro (o professor e auxiliares) se sobressai, afinal já existe um cansaço e certo comodismo, já estão há tempos nessa longa caminhada, o que ressalta diversos pontos de discordância em relação à maneira com que determinadas situações são tratadas, mesmo assim devemos assimilar todo o processo como positivo, pois fará a diferença quando estivermos no comando de uma sala, já que usaremos todos esses pontos para fazer mais e melhor.

A verdade é que estamos apenas no começo dessa linda jornada e que a cada dia teremos a oportunidade não só de ensinar, mas também de aprender a desenvolver cada vez melhor a Pedagogia, afinal o educar é um conjunto que terá reflexos grandiosos na vida dos educandos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com