TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enxofre na Natureza

Por:   •  24/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO – CAMPUS SÃO ROQUE

LUZIA HILDA DA SILVA

NATÁLIA MARIA DO ROSÁRIO GOUVEA DE ANDRADE

RODRIGO TIBURCIO

ENXOFRE

SÃO ROQUE

2013

LUZIA HILDA DA SILVA

NATÁLIA MARIA DO ROSÁRIO GOUVEA DE ANDRADE

RODRIGO TIBURCIO

ENXOFRE

Trabalho de acadêmico da disciplina de Química Ambiental do curso de Tecnologia de Gestão Ambiental,  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo - Campus São Roque.

Orientador: Prof. Ricardo dos Santos Coelho

SÃO ROQUE

2013

SUMÁRIO

Introdução....................................................................................................3

Material e Método........................................................................................3

O enxofre no solo- Resolução Conama 420/09...........................................3

O enxofre no ar- Resolução Conama 03/90................................................4

O enxofre na água-  Resoluções Conama 20/86 e 357/05.........................6

Chuva ácida.................................................................................................6

Ciclo do enxofre...........................................................................................6

Conclusão....................................................................................................8

Apêndices....................................................................................................9

Referências Bibliográficas...........................................................................10

                                      INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem por finalidade abordar o elemento químico que faz parte da tabela periodica S “Enxofre”, mostrando sua importância ambiental. O que queremos mostrar de fato, é que a lei é extremamente minuciosa, estima diversas medidas mitigatorias, porém no aspecto de fiscalização, o discurso e a ação não seguem a mesma equação. Considerando que uma das maneiras de se manter o meio ambiente equilibrado, é o conhecimento e uso da química de modo a compreender e analisar os processos biogeoquímicos inerentes a este meio, na direção de reduzir os impactos ambientes prejudiciais a saúde humana e do planeta. Verifica-se que ao se propor o controle e redução de impactos ambientais, temos que levar em conta diversos instrumentos para essa gestão de medidas de proteção ambiental, onde a inspeção, controle e adoção de parâmetros legais são imprescindíveis.

Para controlar e disciplinar o uso de substâncias químicas na água, ar e solo, foram editadas as resoluções CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 420/09, 03/90,20/86 E 357/05

 MATERIAL E MÉTODO

O Enxofre é matéria prima em inúmeras indústrias de diversos segmentos da economia.É um elemento químico que faz parte da tabela periódica de símbolo S. O seu nome vem do latim sulphur. O seu número atômico é 16 e isto significa que ele tem 16 prótons e 16 elétrons com massa atômica 32 u, é classificado como um não-metal insípido e inodoro. Podemos encontra-lo na em temperatura ambiente no estado sólido. Sendo o mesmo muito importante na indústria utilizado em diversas aplicações e sem ele seria difícil a manutenção da vida. Isto ocorre porque o enxofre está presente nos organismos vivos, sendo fundamental em muitos aminoácidos.Na ausência desse elemento teríamos dificuldade até de produzir alimentos já que é usado em fertilizantes e agrotóxicos.

O ENXOFRE NO SOLO-

RESOLUÇÃO CONAMA 420/09

A especificidade de atuação de grupos de microrganismos em oxidação ou redução de enxofre depende principalmente das condições ambientais (aeróbicas ou anaeróbicas), com variação do estado de oxidação do enxofre. O Enxofre é necessário para a formação de aminoácidos que são absorvidos por plantas,é encontrado através de minerais ou chega na forma de chuva

A mineralização é o processo de maior importância em relação à disponibilidade para as plantas, já que as formas orgânicas constituem a maior parte do enxofre do solo. Muitas espécies de fungos, bactérias e actinomicetos atuam no processo de mineralização do enxofre, utilizando a matéria orgânica como substrato para seu crescimento. Isto ocorre tanto em condições de aerobiose como de anaerobiose, tendo-se como produtos finais SO4 e H2S, respectivamente. Alguns fatores afetam a mineralização, tais como: as formas do enxofre inorgânico, tipo de material orgânico adicionado ao solo, população microbiana, temperatura, aeração, umidade e pH do solo. Estes fatores são influenciados pelo manejo, sendo mais importantes os aspectos de revolvimento e cultivo do solo, adição de resíduos orgânicos.

(Conama) 420/09

Dispõe sobre critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto à presença de substâncias químicas e estabelece diretrizes para o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas por essas substâncias em decorrência de atividades antrópicas.

O ENXOFRE NO AR-

RESOLUÇÃO CONAMA 03/90

Formas gasosas de enxofre pode ser uma fonte importante de suprimento de

enxofre para as plantas, embora o suprimento de enxofre para as plantas possa ser feito em parte pela atmosfera, o estudo das formas e transformações do mesmo no solo é importante para o conhecimento dos mecanismos de disponibilidade para as plantas.Fenômenos naturais, como a atividade vulcânica e a decomposição de plantas, liberam dióxido de enxofre na atmosfera, isso aumenta a acidez da água da chuva, mas não chega a causar danos ecológicos, pois o efeito do ácido é neutralizado ao entrar em contato com substâncias alcalinas presentes na água e no solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (158.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com