TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Futebol No Brasil

Trabalho Escolar: O Futebol No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

O Futebol no Brasil tem assumido um papel que vai além de uma simples modalidade esportiva, configurando-se como um fenômeno social. Historicamente, é possível percebê-lo por duas perspectivas: enquanto meio de transmissão ideológica e enquanto um importante elemento da cultura brasileira. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo estabelecer uma reflexão a respeito do futebol enquanto manifestação cultural e, em alguns momentos históricos, como meio de transmissão ideológica. Através deste estudo, foi possível perceber que o futebol nos fornece subsídios para que possamos ter um melhor entendimento das formas de organização e das relações que permeiam a sociedade brasileira.

Final da década de 1950, o futebol já se encontrava devidamente inscrito como elemento central da cultura brasileira, assumindo um papel de agente afirmador da identidade nacional. Era um momento não só de forte intervenção do Estado e de um aparato intelectual legitimando um ideário de brasilidade, como também de consolidação do futebol como um esporte de massa, cuja maior expressão encontrou-se na “trágica” derrota do selecionado nacional na Copa de 1950 e o desfecho (provisório que seja) nas vitórias em 1958 e 1962, contando com um anticlímax no Mundial de 1966 e desfecho heroico na Copa de 1970, como bem foi propagado pelo círculo de jornalistas influenciado pelo modelo explicativo formulado por Gilberto Freyre.

O esporte tem assumido um papel importante no Brasil e tem sido discutido através de diversas abordagens, principalmente no que se refere à apropriação que é feita do mesmo enquanto fenômeno social. O futebol no Brasil, dentro do contexto esportivo, é que tem recebido maior atenção. Isso se

explica principalmente pela popularidade alcançada por esse esporte no contexto mais amplo da sociedade brasileira.

O futebol pode ser visto como integrante importante da cultura brasileira. Damatta (1982), por exemplo, afirma que esse esporte expressa a sociedade brasileira, devendo, portanto, ter seu espaço assegurado. A preocupação de entender como ocorre a apropriação do futebol tem sido intensamente estudada e se encontram muitos interesses que estão relacionados a ele. Segundo Pires (1998), tais interesses podem ser claramente identificados através de várias abordagens, como a funcionalização, a sociabilização, a ideologização, a mecanização e a espetacularização do esporte. Recortando o esporte, no caso o futebol, através de qualquer uma dessas abordagens, pode-se a chegar uma reflexão crítica em relação a esse fenômeno social, sem, contudo, perder de vista a interpenetração dessas abordagens.

Tendo claro que o futebol pode ser visto através de enfoques diferentes, optamos neste artigo abordá-lo através de duas perspectivas:

Enquanto manifestação cultural e como meio de transmissão ideológica, sendo a mídia o principal canal para essa veiculação ideológica.

O futebol foi e continua sendo um elemento importante da cultura brasileira. Enquanto fenômeno social, sempre esteve muito em consonância com a forma de a sociedade se organizar, assim como outros elementos da cultura popular – carnaval, arte, religião, música e outros. Sendo assim, o futebol expressa a própria sociedade brasileira em sua forma de manifestação cultural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com