TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ganhando Ou Perdendo, O Que Se Reserva Ao Brasil Após A Copa Mundial De Futebol?

Monografias: Ganhando Ou Perdendo, O Que Se Reserva Ao Brasil Após A Copa Mundial De Futebol?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 3

O legado que a copa Mundial de futebol no Brasil deixará para a sociedade, depois que se encerrar oficialmente, ainda é uma grande incógnita, apesar das inúmeras especulações. A Copa já foi iniciada no Brasil e, até aqui, a nossa campanha, como país, não foi boa. Ficamos no holofote do mundo com os nossos atrasos e confusões no planejamento e execução dos preparativos para este evento, assim como estamos bem longe de cumprir o que prometemos para a tão sonhada Olimpíada de 2016. A pergunta que mais tem sido posta em questão nos últimos tempos é a imagem que o brasileiro deixará para o visitante estrangeiro. Dentro de inúmeras possibilidades temos algumas perspectivas, umas encorajadoras e outras um tanto decepcionantes.

Uma delas é que os estrangeiros enxerguem os brasileiros como nós mesmos infelizmente nos vemos: como malandros, sempre dando o famoso e muitas vezes desonesto ‘’ Jeitinho Brasileiro’’, desejando levar vantagem em tudo e dispostos a explorar o turista com preços abusivos para garantir isso. Se essa expectativa se confirmar, os danos à imagem do país serão bem mais duradouros que os provocados por um metrô lotado, um voo atrasado ou um estádio com goteiras. Conquistamos a sede dos dois maiores eventos mundiais sem ter muitas vezes o esporte como parceiro da atividade escolar, sem vincular o esporte a projetos sociais e não usando ele como caráter emergencial e apelo político, como muitos por ai tem feito. O material se sobrepôs ao humano, porque daí que sai o lucro superfaturado de muitos, como tem demostrado os jornais nacionais e internacionais. Nesse quesito a Copa é ainda mais lucrativa para o bolso dos ricos. Outra presença forte e talvez negativa aos olhos dos estrangeiros nessa copa são as manifestações de rua que estão acontecendo durante o evento, mostrando a insatisfação com o mesmo e demostrando a realidade precária em que vive os brasileiros, onde se pode ouvir o forte grito da população entoado nas ruas: “Copa do Mundo, eu abro mão. Quero dinheiro pra saúde e educação”.

Por outro lado, para nós brasileiros, a vitória do Brasil na Copa do Mundo é muito mais importante fora dos campos, afinal será apenas uma vitória esportiva. Estamos vivendo um momento único para mudar nossa atitude e aproveitar ao máximo para botar a mão na massa e mostrar aos turistas, para que viemos. A Copa do Mundo tem mobilizado gente de todo o país em torno de um pensamento que já existia antes da concretização do evento: “se as coisas estão desse jeito agora, imagina na Copa”. E se a gente pudesse se valer dessa mobilização para trazer mudanças positivas para o país? Afinal de contas, a reclamação por si só não vai nos levar mais longe, mas, se mudarmos nossa atitude, podemos mudar o Brasil para melhor. A copa também pode nos trazer um impacto positivo na captação de novos eventos de destaque no cenário mundial, além do aumento da demanda interna pelo futebol, criando uma sólida base para o desenvolvimento do esporte. Pode também gerar ao turismo do Brasil um crescimento significativo tanto no número de turistas internacionais, no incentivo ao turismo local, e principalmente, na nossa cultura com tantas pessoas viajando pelo Brasil. Se isso realmente acontecer poderá gerar novos empregos e se tornara de fato um pais em desenvolvimento.

Se após esse evento, tudo aquilo que foi feito possa ser usufruído pelos cidadãos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com