TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DO FUTEBOL NO BRASIL

Por:   •  17/10/2016  •  Monografia  •  2.922 Palavras (12 Páginas)  •  1.373 Visualizações

Página 1 de 12

SENAI BH CETEL “CÉSAR RODRIGUES”

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - ELETROELETRÔNICA

nome

A HISTÓRIA DO FUTEBOL NO BRASIL

TCC

BELO HORIZONTE

2016

nome

A HISTÓRIA DO FUTEBOL NO BRASIL

Trabalho de Conclusão de Curso, como requisito parcial à obtenção do título de Aprendiz Industrial em Eletroeletrônica, do Senai CETEL César Rodrigues-Horto .

Orientador: Prof.

BELO HORIZONTE

2016

Resumo

nome. A História do Futebol no Brasil. 2016. 6 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Aprendizagem Industrial em Eletroeletrônica)

O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente.Trabalho sobre o futebol no Brasil. Sua história, origem e propagação no Brasil.

Palavras-chave: Futebol. Esporte.

ABSTRACT

Nome. The Football History in Brazil. 2016. 6 leaves. Work Completion of course (Industrial Learning Eletroeletrônica)

Football and One of the Most Popular Sport in the World. Practiced in hundreds of countries, this sport arouses much interest due to its form of dispute atraente.Trabalho About football in Brazil. Your History, Origin and SPREAD in Brazil.

Keywords: Football. Sport.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 - Time da seleção do Brasil de 2002 (Penta Campeão).

Figura 2 – Time atual da seleção do Brasil (2016).

Figura 3 – Time da seleção do Brasil campeão das Olimpíadas Rio 2016.

Sumário

        

Sumário

1 INTRODUÇÃO        

Futebol no Brasil        

Copa do Mundo        

Outras competições internacionais de futebol        

Conclusão        

 INTRODUÇÃO

O futebol é um dos desportos mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este desporto desperta interesse em função de sua forma de se disputar a bola.

Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos com bolas em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram denominados como futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de desporto desde os tempos antigos.

O futebol tornou-se tão popular graças a sua simples maneira de jogar. Basta uma bola, duas equipas e a baliza, para que, em qualquer lugar, crianças e adultos possam divertir-se a jogar futebol. Na rua, na escola, ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar futebol.

Futebol no Brasil

       Embora existam referências à prática ocasional do futebol no Brasil, de 1870 a 1880, na verdade o esporte chegou ao país apenas em 1894, trazido pelo brasileiro Charles Miller, filho de inglês, que desembarcou em São Paulo com duas bolas de couro e as regras aprovadas pela Football Association. A primeira partida foi por ele promovida em abril de 1895, entre empregados ingleses das companhias de gás e de transporte ferroviário. A partir dessa iniciativa, vários clubes se formaram: em 1898, o São Paulo Athletic Club e, no ano seguinte, a Associação Atlética Mackenzie College e o Sport Club Germânia.

     No Rio de Janeiro, o pioneiro foi Oscar Cox, que estudou na Europa e trouxe de lá material esportivo. Depois de organizar partidas entre uma equipe criada por ele e o Rio Cricket and Athletic Association, de Niterói, Cox tornou-se um dos líderes do movimento que resultou na fundação do Fluminense Futebol Clube, em 1902. De uma dissidência neste clube, nasceu, em 1911, o departamento de futebol do Clube de Regatas do Flamengo. Embora reunisse os melhores jogadores da época, que haviam sido campeões no ano anterior, o Flamengo perdeu seu primeiro jogo para os que ficaram no Fluminense, por 3 a 2, o que gerou a célebre rivalidade do Fla x Flu.

     Na década de 1910, surgiram clubes e federações por todo o Brasil, cada estado começou a realizar seu próprio campeonato e cresceu o interesse do público e da imprensa pelo esporte. Em 1914, criou-se a Federação Brasileira de Sports e, dois anos depois, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Em 1919, o Brasil sagrou-se campeão sul-americano de futebol ao vencer o Uruguai por 1 a 0, no Rio de Janeiro. Com a difusão do esporte por todo o país foi realizado, em 1922, o primeiro campeonato de seleções estaduais.

     Durante quase quarenta anos o futebol foi exercido no Brasil por amadores — estudantes, empregados de companhias e jovens de nível social elevado. Em 1933, oficializou-se, no Rio de Janeiro e em São Paulo, o profissionalismo, até então praticado de forma disfarçada. Após um período de transição, em que os jogadores hesitaram em aceitar o novo regime, teve início a fase de afirmação do futebol brasileiro, em 1938, ano da primeira Copa em que o Brasil chegou às semifinais e ficou em terceiro lugar.

     As arrecadações das partidas aumentaram e estimularam a construção de estádios, o maior dos quais foi o Maracanã, inaugurado no Rio de Janeiro em 1950, para a IV Copa do Mundo. Em 1959, nasceu a Taça Brasil, um campeonato interclubes de âmbito nacional, disputada em eliminatórias pelos campeões estaduais. Em 1971, o torneio foi oficializado como Campeonato Brasileiro de Clubes, cujos vencedores disputam com clubes de outros países sul-americanos a Taça Libertadores da América.

[pic 1]

Figura 3 – Time da seleção do Brasil campeão das Olimpíadas Rio 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (428.9 Kb)   docx (542.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com