TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O impacto do estresse no trabalho

Artigo: O impacto do estresse no trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  Artigo  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  1.147 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 05:

As novas formas de organização do trabalho, apresentadas no texto, podem ter consequências para o estresse do trabalhador? Quais seriam essas consequências? Elas são positivas ou negativas? Justifique a sua resposta.

Resposta

É impossível evitar, nos dias de atuais, por razões de competitividade e dificuldades existentes no mercado, que as empresas não criem situações de processo emocional. Os trabalhadores vivem continuamente sob essa pressão, não só no ambiente de trabalho, como na vida em geral. As pessoas, além das habituais responsabilidades ocupacionais, além da alta competitividade exigida pelas empresas, além das necessidades de aprendizagem constante, têm que lidar com os estressores normais da vida em sociedade. É bem possível que todos esses desafios juntos superem os limites adaptativos levando a stress disfuncional.

De fato, a capacidade de uma pessoa para suportar o stress tem um limite. O stress prolongado provoca cansaço e tensão ao nível físico e mental, e aumenta o risco de se contraírem problemas de saúde, pelo que é considerada uma ameaça para a saúde. O efeito do stress no trabalho é de igual forma nos trabalhadores, acarreta consequências nefastas e estas acabam por refletir-se num aumento de custos para a própria

empresa. Absentismo, acidentes de trabalho, conflitos internos, declínio na qualidade do trabalho, perda de produtividade, são apenas alguns dos nomes para algumas dessas consequências nefastas.

Decerto que eliminar ou erradicar o stress será uma tarefa utópica e, do ponto de vista evolutivo, talvez até catastrófico, é, no entanto possível minimizar as suas consequências negativas. Podem por isso as organizações limitar o impacto do stress e problemas de saúde associados, aprendendo estratégias de controle de situações desencadeadoras de stress, como também promover estilos de vida que permitam aos trabalhadores enfrentar o stress sem um elevado desgaste ou consequências que levem a problemas de saúde geral, implementando programas de prevenção e promoção da saúde. Esta é uma pratica já implementada nos anos noventa nos EUA, no Canadá, no Brasil e Norte da Europa, com resultados muito positivo para as empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com