TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INDIVIDUO E A SOCIEDADE

Pesquisas Acadêmicas: O INDIVIDUO E A SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  563 Visualizações

Entende-se por socialização a interação entre o indivíduo e o meio em que ele vive, é um processo onde o indivíduo aprende e manifesta os valores e normas de um determinado meio social. O Homem tem a necessidade de viver em grupo e para isso precisa adquirir conhecimentos onde a família e as escolas desempenham um papel fundamental.

Os primeiros contatos do indivíduo é com a família, com ela ele adquire a educação básica, nós aprendemos a falar, andar, são transmitidos valores, costumes, tradições entre as gerações. A família é a base afetiva, suprem as necessidades da criança como segurança, direitos, deveres, disciplina, amor, carinho, atenção. É necessária dar todo o apoio que os filhos precisam como as condições básicas e educação para que eles tenham um crescimento saudável.

Outro agente que desempenha uma função essencial na educação é a escola, que nos ensina o conhecimento científico. São nas escolas onde construímos nossa identidade, aparecem nossas dúvidas, as inseguranças as perspectivas de um futuro. No ambiente escolar que nós desenvolvemos a capacidade de relacionamento, pois, entramos em contato com outras pessoas que possuem diferentes conhecimentos.

Através da socialização nós nos tornamos capazes de pensar, agir conforme as regras, culturas, valores de uma sociedade, somos capazes de interagir com outros indivíduos. A família e a escola são agentes fundamentais para o processo da socialização. Quando nascemos nossa família desempenha o papel mais importante, e ao longo da nossa infância temos maiores aprendizados.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com