TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INTROITO AO EXÓRDIO DA MÚSICA CONCRETA

Por:   •  5/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ESTÉTICA DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA

KELLY NOGUEIRA MARQUES

INTROITO AO EXÓRDIO DA MÚSICA CONCRETA

Giovane Rafael

Presidente Prudente - SP

2017

RESUMO: O surgimento da música concreta e seus primeiros compositores e influências, os traços e estilos de composição, o desejo pelo novo e os nossos estilos composicionais que surgiram no inicio do século XX. O contexto histórico em que os compositores se encontravam em seus países e o uso das novas tecnologias trazidas pelas grandes guerras no uso da composição da música concreta,

Palavras-chave: Música concreta, técnica composicional, compositores de música concreta, composição musical, música eletrônica, música moderna.

  1.  Introdução

O desejo pelo novo, não somente nas tecnologias como também no estilo de vida levaram ao homem explorar todas as suas capacidades intelectuais e imaginarias. Na música não poderia ser diferente, desde a virada do século XX, compositores sentiam que novos estilos e técnicas composicionais deveriam surgir, assim nasciam a música dodecafônica, eletrônica e concreta.

A música concreta é uma técnica experimental de composição de música eletrônica produzida a partir da edição de áudios, e unida a fragmentos de sons naturais ou industriais.  A música concreta integra todos os processos que incluam a junção de sons inteiros ou fragmentados, que podem ser sons do ambiente ou qualquer tipo de ruído, até mesmo o som de instrumentos musicais. Estes porções de sons são primeiro gravados e modificados posteriormente num estúdio especializado. Apesar de ser uma música eletrônica, os sons utilizados para fazer música concreta não eram em regra sons obtidos a partir de instrumentos electrónicos.

Uma vez que os sons são gravados antes do processo de construção da música, ao invés da melodia ser escrita antes que um instrumentista possa transformá-lo em som, pode dizer-se que o modo como a música concreta é criada é o oposto do modo tradicional de composição, onde se trabalha a criação musical com os sons já adquiridos.

  1. Contexto Histórico

O concretismo foi um movimento vanguardista surgido no final da década de 40 na França, com o propósito de romper a ligação com alguns movimentos artísticos anteriormente existente com a finalidade de criar uma nova forma de expressão e criação musical. A música concreta surgiu acompanhando os desenvolvimentos da tecnologia, num período de guerra, onde a busca pela criação e desenvolvimento por novas tecnologia era fundamental para determinar os caminhos que levariam ao fim da guerra, são desenvolvidos melhores meio de comunicação na área de áudio. Uma das áreas de grande desenvolvimento foi a indústria do som e das estações de rádio.

Com o fim da guerra, o período que se seguiu foi de desenvolvimento e de grande crescimento económico, que permitiu a criação e desenvolvimento ainda maior da indústria de som, que já estava entre as áreas de desenvolvimento tecnológico para uso durante a guerra. As emissoras de rádio, por exemplo, foram abastecidas com estúdios bem equipados e inovadores. Das novas invenções, destacam-se os microfones e os gravadores magnéticos e estes últimos possibilitaram pela primeira vez a mistura de sons.

Todo esse desenvolvimento possibilitou assim uma maior disponibilidades também as pessoas, o uso de microfones, como similarmente a disponibilidade comercial de gravadores magnéticos.

  1. Música Concreta

O conceito música concreta surgiu no final da década de 40, por meio do compositor francês chamado Pierre Schaeffer, que começou a fazer experiências, no Estúdio de Ensaios da Rádio Francesa, com aquilo que chamou musique concrète. Suas primeiras composições foram feitas com a manipulação sonora por meio da variação da velocidade ou do sentido de leitura das gravações, tinham um efeito musical fraco, muitas vezes ilógico, pela sua natureza fragmentária. Em 1951, cria o Grupo de Pesquisa de Música Concreta (Groupe de Recherche de Musique Concrète – GRMC) após se associar ao compositor Pierre Henry. Surgem assim, as primeiras composições com resultados mais substanciais.

 A música concreta é uma técnica experimental de composição, que substitui os sons, pelos sons produzidos por objetos variados, sendo eles naturais ou industriais. Por meio da edição de áudios unida a fragmentos de sons ocorre a sua manipulação, a música era composta diretamente sobre fitas magnéticas, onde os sons eram registados e, em seguida, transferidos para outra fita, onde eram misturados, superpostos e modificados de diversas maneiras. Pode-se modificar a altura do som alternando-se a rotação da fita, ou tocá-la no sentido contrário, que permitia ao compositor altera-lo em muitos sentidos, como, inverter o som ou torna-lo mais largo ou estreito, mais grave ou agudo, mas estridente ou sensível, mais rápido ou lento.

 A resultado dessas modificações era uma montagem de sons armazenados em fita, que pode ser tocada à vontade, e dispensa a figura do intérprete.

  1. Principais Compositores e Suas Obras

Pierre Schaeffer

Pierre Henri Marie Schaeffer (Nancy14 de agosto de 1910 - 19 de agosto de 1995) foi um compositor e teórico da música francês. Seus pais eram ambos engenheiros, e Pierre chegou a considerar a engenharia também como uma carreira. Ele estudou na École Polytechnique, e começou a trabalhar em 1936 na Office de Radiodiffusion Télévision Française(ORTF) em Paris. Lá ele começou a experimentar a gravação de sons, convencendo a gerência da estação de rádio a autorizá-lo a utilizar os equipamentos. Ele tentava tocar os sons no sentido inverso, mais lento, mais rápido e sobreposto a outros sons, técnicas desconhecidas até então. Sua primeira peça completa foi um resultado desses experimentos, e foi intitulada Étude aux chemins de fer (1948).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (220.9 Kb)   docx (61.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com