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O Ludico Enquanto Linguagem Sinbolica

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Por:   •  5/10/2014  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  824 Visualizações

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O LÚDICO ENQUANTO LINGUAGEM SIMBÓLICA

Kishimoto (2008) define o jogo de faz de conta como aquele que deixa evidente a presença da situação imaginária. Surge com o aparecimento da representação da linguagem, por volta dos 2 a 3 anos, quando a criança começa a modificar o significado dos objetos, a expressar suas fantasias e a assumir papéis existentes no contexto social. Tais brincadeiras permitem também a expressão de regras implícitas que se materializam nos temas das brincadeiras. ( Rau, 2011, p.82).

Muitas vezes, enquanto brincam, as crianças imitam o cotidiano por meio da expressão das relações familiares e escolares. Nessas situações, é provável que os professores fiquem surpresos ao descobrirem algumas características da personalidade em seus alunos que até então desconheciam, esclarecendo-se possivelmente determinadas reações interações e comportamentos. (Rau, 2011, p.82).

A prática pedagógica do brincar na Educação Infantil, os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI) apontam que trabalhar com o jogo é levar a criança à possibilidade de expressar-se e descobrir o mundo, estabelecendo relações com ele a fim de obter segurança (Brasil, 1997). (Rau, 2011, p.83).

Para Vygotsky (1984), a criança pequena, com idade inferior a 3 anos, envolve-se em situações em que prevalece a exploração do objeto (mordendo-os, desmontando-os, batendo uns contra os outros), e não em situações imaginárias, porque nem sempre a sua ação corresponde ao significado do brinquedo, já que por vezes ele perde sua força determinadora. Já as crianças de 4 a 6 anos representam diferentes situações, independentemente do que o objeto verdadeiramente possibilita: um toco de madeira pode ser um carrinho; um tecido enrolado pode ser um bebê, e a criança faz de conta que o faz dormir. (Rau, 2011, p.83).

Segundo Vygotsky (1984, p.118):

A criança começa com uma situação imaginária, que é uma reprodução da situação real, sendo a brincadeiramuito mais a lembrança de alguma coisa que realmente aconteceu, do que uma situação imaginária nova. À medida que a brincadeira se desenvolve, observamos um movimento em direção à realização consciente de seu propósito. Finalmente surgem as regras que irão possibilitar a divisão do trabalho e o jogo na idade escolar. (Rau, 2011, p. 84).

Segundo Piaget (1976), uma das formas de atividade lúdica é o jogo simbólico. A atividade lúdica se manifesta sob a forma de jogo simbólico, ou de ficção, imaginação e imitação, no período de 2 a 6 anos. É a fase na qual ocorre a transformação de objetos no que se refere ao seu significado, como no uso de um cabo de vassoura como se fosse um cavalo. É quando também a criança se propõe ao desempenho de papéis, como brincar de papai e mamãe, professor e aluno, etc. (Rau, 2011, p.94).

Para o autor (1976), a função do jogo simbólico é satisfazer o “eu” por meio de uma transformação do real em função dos desejos: ao brincar de boneca, a criança refaz sua própria vida, corrigindo-a à sua maneira, e revive todos os prazeres e conflitos, resolvendo-os, compensando-os, ou seja, completando a realidade por meio da ficção. (Rau, 2011, p. 94).

De acordo com Piaget o jogo simbólico assimila a realidade por meio da liquidação de conflitos,

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