TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL DESCRITIVO

Por:   •  18/5/2019  •  Monografia  •  2.704 Palavras (11 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 11

MEMORIAL DESCRITIVO

Obra: Construção de residência unifamiliar até 80m²

Local: Rua 03, Lote 42; Jardim Paulista

Propr.: Cauê Rafael Pereira

Técnico: Giovanna Sobrinho

ETAPAS DA OBRA

  • Movimentação de terra:

O Terreno necessita apenas de uma limpeza superficial para retirada da camada vegetal, conforme a imagem abaixo nos mostra. A retirada de todos os resíduos nessa fase será feita conforme o relatório de resíduos da edificação.

[pic 1]

Foto do terreno escolhido pelo casal atualmente.

  • Implantação do canteiro:

Canteiro de obras é a área de trabalho fixa e temporária, onde se

Desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra e é composto por áreas de vivência e áreas operacionais, esse serviço obedece a NR18. Serão executados dois tipos de canteiro, um na primeira fase da obra e um na segunda fase.

Canteiro de obra 1°fase:

O canteiro de obra presente será executado com o fechamento do terreno com tapume tipo Madeirit (fachada frontal), somente no lugar do portão pois já será executado o muro inicialmente, diminuindo a necessidade do uso do tapume. O canteiro também contara com um barracão para armazenamento de maquinas e instrumentos da obra e instalação de kit cavalete, poste padrão, banheiro químico; localização das centrais: betoneira, baias de organização de resíduos A, B, C e D, e baias para armazenamento de areia e brita.

[pic 2]

Canteiro de obra 1° fase.

Canteiro de obra 2° fase:

Na presente fase as paredes da casa já estaram erguidas e dispensaremos o uso do barracao, já que os intrumentos da obras serão colocados em um comodo fechado e seguro. O banheiro quimico tambem sera dispensado pois a intalção do banheiro fixo já com as louças já foi feita para uso dos trabalhadores da obra. Sobre o comodos continuares com tijolos para erguer a parede da torre da caixa d’agua e a tubulação e madeira, tambem estara presente as telhas usadas para cobertura e o madeiramento.

[pic 3]

Canteiro de obra 2° fase

  • Fundação

Estacas com diâmetro de 20cm, profundidade de 3m, contendo armação com arranque de 0,3m, barras de aço 3/8 e estribos, conforme detalhamento no projeto estrutural de locação de estacas.

 Etapas a serem seguidas: perfuração das estacas, concretagem das estacas, abertura de valas, fôrmas das vigas baldrames, armação e concretagem.

Viga Baldrame moldada in loco confeccionada por concreto armado em formatos retangulares, com 4 barras de aço 3/8 e estribos. A viga baldrame será executada logo após as estacas e juntamente com uma parte da hidráulica e elétrica da edificação. A viga baldrame será devidamente impermeabilizada para evitar tricôs e fissuras ou deslocamento da edificação.

Será inserido na fundação quatro blocos de coroamento que auxiliaram na transferência do peso da torre da caixa d’agua para as estacas, ele consiste em ferragem de xxx com 0,23 metros de distância cada e estarão locados conforme projeto estrutural de viga baldrame.  

  • Super Estrutura

Pilares, vergas, contra vergas, vigas de respaldo confeccionadas de concreto armado contendo espaçamento de 0,15 a 0,20cm entre os estribos. As vergas e contra vergas confeccionadas de concreto armado estarão localizadas em cima de portas e janelas evitando possíveis fissuras. Essa fase da obra será feita juntamente com a elevação da alvenaria, contendo também projeto estrutural.

Ao todo serão 23 pilares que respeitam todo encontro de parede ae aberturas lineares com mais de 3 metros de comprimento, os pilares terão a altura de 2,90 metros (Com exceção dos pilares que faram parte estrutural da torre da caixa d’agua que terão 6,5 metros de altura).

  • Elevação de alvenaria

Alvenaria com bloco baiano com dimensão 14x19x29cm por toda a casa, a disposição desses blocos nas paredes será alternada, iniciando a primeira fiada com um bloco de dimensão inteira e a fiada seguinte com um meio bloco, e essa sequência se repetira até o final da parede, essa disposição auxilia na prevenção de trincas nas paredes e na parte estrutural delas, ficando assim mais resistentes.

[pic 4]

Exemplo da disposição dos blocos.

No cômodo nomeado “Sala de música”, haverá isolação acústica nas paredes, essa isolação será feita de lã de rocha, painel semirrígido e possui 30 mm de espessura, 1200 mm de comprimento e 600 mm de largura. A instalação será feita com painéis metálicos (que auxiliaram também na passagem da parte elétrica do cômodo) e paredes de drywall que tamparam a lã, ajudando em sua conservação e na estética do cômodo.

Na fachada frontal da edificação conterá um cobogó, elemento vazado que será fabricado antecipadamente, ele ajuda na ventilação e na iluminação da edificação servindo como uma parede divisória da área de serviço para o recuo frontal exigido por lei.

[pic 5]

Ilustração da parede do cobogó que será utilizado na obra.

  • Laje:

A laje utilizada na edificação será a laje treliçada de EPS, as lajes de EPS são lajotas recortadas de EPS, utilizados em lajes como elementos de enchimento e fôrma, invés da lajota cerâmica.

A execução da laje será da mesma forma que a laje de lajota cerâmica, tomando somente o cuidado de utilizar Bianco nos processos de chapisco e emboco, para garantir um bom reboco na laje.

[pic 6]

Detalhamento lajota EPS

Essas lajes serão usadas prioritariamente pelo conforto acústico e térmico que ela garante, além disso a laje e mais leve estruturalmente o que ajuda muito no peso da casa garantindo uma carga menor na superestrutura e na fundação.

O dimensionamento sera a laje H= 08, beta= 12, conforme mostra projeto abaixo.

[pic 7]

Projeto estrutural da Laje.

  • Memorial de cálculo elétrico:

Tabela 01: potência de iluminação:

A potência de iluminação é estabelecida através da área do cômodo presente, para estabelecer foram usadas as seguintes regras:

  1. Área inferior a 6m²: atribuído uma potência mínima de 100VA;
  2. Área superior a 6m²: atribuído 100VA para os primeiros 6m² e acrescido 60VA para cada aumento de 4m².

DEPENDÊNCIA

DIMENSÕES

POTETÊNCIA DE ILUMINAÇÃO (VA)

ÁREA (M²)

Sala de estar

14,8

6+4+4+0,8=

220

Cozinha/ Jantar

16,4

6+4+4+2,4=

220

Área de serviço

4,7

<6m²

100

Banho

4,5

<6m²

100

Dormitório

11,1

6+4+1,1=

160

Sala de musica

10,6

6+4+0,6=

160

Circulação

4,3

<6m²

100

Caixa d'água

4,5

<6m²

100

Externo frontal

-

-

100

Externo posterior

-

-

100

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (985.4 Kb)   docx (682.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com