TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: ALGUNS ESCLARECIMENTOS

Por:   •  11/8/2020  •  Resenha  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSTITUTO DE FÍSICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

TAMÍRIS BITENCOURT DE OLIVEIRA

RESUMO - O MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: ALGUNS ESCLARECIMENTOS

Cuiabá - MT

2019

TAMÍRIS BITENCOURT DE OLIVEIRA

RESUMO - O MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: ALGUNS ESCLARECIMENTOS

Trabalho apresentado como requisito avaliativo para disciplina de Metodologia de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais ministrada pelo professor Dr. Marcel Thiago Damasceno Ribeiro no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais – (PPGECN), no Instituto de Física da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT).

Cuiabá - MT

Agosto

RESUMO DO ARTIGO INTITULADO:

O MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: ALGUNS ESCLARECIMENTOS1

1Publicado por Marco Antônio Moreira do Instituto de Física da UFRGS; e Roberto Nardi do Instituto de Física da UNESP, 2009.

RESUMO - O que é o Mestrado Profissional?

A proposta do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (MPEC) é um núcleo Strictu Sensu. Que se destina em especial aos docentes em exercício. Todavia, não pode ser comparado com superioridade ao Mestrado Acadêmico (MA), mas ambos conferem o título de Mestre.

O MPEC oferta vagas para os professores das áreas de Física, Química, Biologia, Matemática e/ou áreas afins, como oriundos das áreas afins: Profissionais Saúde e Meio Ambiente. As disciplinas serão destinadas a interdisciplinaridade, métodos científicos, teorias de aprendizagens, e as especificas de cada área. No caso dos profissionais da saúde e do meio ambiente, poderão ter estudos estruturados com a saúde ambiental (biologias e química), classificando o MPEC sendo uma grade Flexível. Neste caso, o mestrando já é professor ou um profissional, geralmente experiente.

Apesar do foco da inscrição voltada para professores em exercício, docentes recém formados, podem concorrer a vaga. Desde que tenham passado pela atuação docente. E apliquem seu produto na educação.

Não há número mínimo ou máximo de mestrandos(as) por orientador(a), mas não deverá ser superior a 8, contando as demais orientações do orientador.

A matriz corresponde a 24 meses (segundo a Portaria normativa nº 7do MEC-2009). Para professores que não tiveram seu cargo afastado para o mestrado, poderá pleitear mais 12 meses, totalizando 36 meses para a conclusão do MPEC.

As aulas são concentradas em um ou dois dias da semana; e podem ocorrer em período de férias (varia de acordo com cada programa de MPEC). A maior parte das atividades são através do ensino a distância, porém é prioritariamente presencial. Totalizando uma carga presencial de 30 a 50% das disciplinas com conteúdo de ciências ou matemática. As disciplinas pedagógicas e epistemológicas devem ser contempladas, mas não com natureza didática.

As orientações podem ocorrer de diversas formas, mas o orientador tem liberdade de ir ao local de trabalho do orientando e acompanhar a implementação da proposta, o auxiliando nas possíveis melhorias do trabalho essa realidade. Logo, não é classificado como estágio supervisionado e nem práticas pedagógicas da licenciatura. Trata-se de um relato de uma experiência de implementação de estratégias ou produtos educacionais, visando a melhoria do ensino em uma área específica de ciências ou matemática. Ou seja, subsidiar estratégias e recursos instrucionais inovadores a ser implementado em sala de aula, de acordo com a realidade escolar (problemática), por final, será analisado e utilizado por outros professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (201.7 Kb)   docx (92.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com