TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mestrado Profissional em Administração

Por:   •  20/9/2023  •  Dissertação  •  32.269 Palavras (130 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 130

FEAD - Centro de Gestão Empreendedora

Mestrado Profissional em Administração

Dissertação de Mestrado

Mudança organizacional em uma instituição hospitalar: um estudo de caso sobre as percepções dos gestores

Aluno: José Marcelo de Azevedo

Orientador: Prof. Dr. David Ferreira Bomfin

Belo Horizonte

Março - 2010


José Marcelo de Azevedo

MUDANÇA ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS GESTORES

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Administração: Modalidade Profissionalizante da FEAD, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Administração.

Área de concentração: Organizações, gestão e mudanças.

Prof. Dr. David Ferreira Bomfin

Belo Horizonte

FEAD

2010

José Marcelo de Azevedo

MUDANÇA ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS GESTORES

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Administração: Modalidade Profissionalizante da FEAD, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Administração.

Aprovada em 16/03/2010.

Profa. Dra. Adelaide Maria Coelho Baêta

FUMEC

Profa. Dra. Íris Barbosa Goulart

FEAD

Prof. Dr. David Ferreira Bomfin

Orientador – FEAD


Dedico este trabalho aos amores da minha vida:

à minha esposa Neide e ao meu filho Rafael.

Vocês foram o meu porto seguro nos momentos de dúvida e aflição, e também foram a minha fonte de entusiasmo e determinação diante dos desafios.

É com incomensurável alegria que compartilho com vocês esse momento tão especial, onde mais uma etapa se encerra, mais uma importante conquista se realiza, uma nova jornada se inicia, e as expectativas se renovam.

Novos objetivos nos esperam, os horizontes se abrem,

nossos corações se unem, e uma certeza me acalma...

... é muito bom ter vocês ao meu lado.

Agradeço primeiramente a Deus por todas as oportunidades que me foram concedidas e por todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para o meu crescimento pessoal.

Agradeço à minha família pela compreensão e apoio nos momentos em que não pude estar presente em razão deste trabalho.

Dentre as inúmeras pessoas que a mim dedicaram seu tempo com atenção, carinho, respeito e companheirismo, algumas foram especiais e contribuíram de forma esplendorosa para a consecução dos objetivos deste trabalho. Vocês são merecedoras da minha profunda gratidão.

Agradeço aos meus Pais pelos valores e princípios que me foram ensinados.

Agradeço à diretoria da instituição hospitalar pesquisada pela oportunidade que me foi concedida, assim como a todos os entrevistados que, a este trabalho dedicaram seu tempo com muita atenção e respeito.

Agradeço a todos os colegas de turma com os quais pude trocar experiências e interagir em momentos de pleno aprendizado.

Agradeço ao coordenador do Mestrado Profissional em Administração da FEAD, Prof. Dr. Múcio Tosta Gonçalves e a todos os professores que contribuíram para o meu desenvolvimento pessoal.

Agradeço de maneira especial ao Professor Dr. David Ferreira Bomfin, pela oportunidade e o privilégio de tê-lo como orientador e professor em quatro disciplinas, cuja riqueza de conteúdo contribuiu de forma “nuclear” para o desenvolvimento da minha capacidade crítica e analítica. O seu decisivo apoio foi fundamental para a consecução dos objetivos desse trabalho. Receba, portanto, a sincera expressão do meu mais elevado apreço, respeito e admiração. Parafraseando Khalil Gibran. (“Um mestre pode apenas guiá-lo até o limiar de sua própria mente”).

Muito obrigado a todos vocês!

“A arte do progresso é preservar

a ordem em meio à mudança, e a mudança

 em meio à ordem.”

Alfred North Whitehead

(Forbes, 1º de dezembro de 1957)

RESUMO

Este estudo buscou identificar as perspectivas organizacionais do modelo de mudança adotado por uma Instituição Hospitalar Filantrópica. A mudança organizacional é compreendida como qualquer alteração, planejada ou não, nos componentes da organização – pessoas, trabalho, estrutura formal, cultura – ou nas relações entre a organização e seu ambiente, que possam ter conseqüências relevantes, positivas ou negativas, para a eficiência, eficácia e/ou sustentabilidade organizacional. A fundamentação teórica apresenta uma abordagem teórica sobre mudança organizacional, gestão da mudança e suas implicações para a organização e os indivíduos. O processo investigativo considera três dimensões de análise, a saber: foco, intencionalidade e intensidade da mudança. Para melhor caracterização do cenário, optou-se pela contextualização dos principais condicionantes internos e externos da atividade hospitalar, os quais permeiam os processos decisórios dessas organizações. A pesquisa de natureza qualitativa se caracterizou como um estudo de caso único. A coleta de dados se efetivou por meio de entrevistas individuais semi-estruturadas, realizadas com 07 integrantes da coalizão dominante, composta pelas três últimas instâncias de poder da instituição pesquisada. As percepções dos gestores sobre as mudanças na instituição hospitalar foram mapeadas por análise de conteúdo. Os resultados da investigação de campo revelaram múltiplos significados atribuídos às mudanças. Apesar da predominância de percepções multifacetadas, constatou-se que: o foco da mudança se baseou em uma perspectiva estratégica; a intencionalidade da mudança decorreu de uma reação adaptativa; e a intensidade da mudança apresentou evidencias de uma perspectiva de transformação organizacional incremental. O foco da mudança, apesar de ser percebido de forma diferenciada, apresenta a perspectiva estratégica como dominante, figurando as demais perspectivas no plano intermediário das transformações percebidas. A pesquisa possibilitou a percepção da mudança a partir da sua origem e identificou os seus principais eixos norteadores de ações e objetivos. Pelo seu caráter consultivo, o estudo propôs ações catalisadoras ao processo de intervenção, com o propósito de possibilitar o seu aprimoramento e o realinhamento estratégico das perspectivas organizacionais, de forma a garantir maior coerência e efetividade aos cursos de ações futuros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (226.6 Kb)   pdf (589.1 Kb)   docx (329.8 Kb)  
Continuar por mais 129 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com