TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

]Programa de Mestrado Profissional Prática de Educação Básica

Por:   •  15/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]Programa de Mestrado Profissional     [pic 2]

Prática de Educação Básica

Colégio Pedro II

_____________________________________________________________________________

     Eu, Elaine Aves Leite, professora regente das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura no CIEP 497- Municipalizado Professora Sílvia Tupinambá, da rede pública de ensino da cidade de Itaguaí no estado do Rio de Janeiro, venho apresentar meu interesse no Curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II, por meio das informações prestadas a seguir.

     Minha formação acadêmica inclui especialização em Gestão e Implantação da Educação a Distância pela UFF (2017); Especialização em Letras: Português e Literatura pela faculdade Internacional Signorelli (2014); Licenciatura e Bacharelado em Letras: Português/ Francês/ Literaturas pela UERJ (2010).

     Durante a minha graduação as disciplinas que mais me interessaram foram a Linguística e a Literatura. Eu ficava maravilhada em estudar as teorias descritas pelos linguistas sobre a linguagem humana nas aulas de linguística e as analises das obras literárias estudadas na disciplina de Literatura.

     No período da graduação eu assisti a muitas palestras, participei como ouvinte de alguns eventos, mais tinha um especial que eu não perdia, o Proalfa ( Programa de Alfabetização, Documentação e Informação) ele acontecia uma vez por mês na faculdade de educação. Foram através dessas palestras que compreendi a importância de uma prática pedagógica escolar significativa para as aulas de Língua Portuguesa com o objetivo de formar leitores e escritores proficientes.

    Com relação aos meus estágios, os obrigatórios foram feitos no Colégio de Aplicação da UERJ (também chamado de CAP-UERJ), Nesta instituição eu aprendi muito com os professores orientadores e também com os alunos, mas de fato não foi lá que vivenciei as características de uma escola pública apesar de lá ser uma. No último período da graduação inicie o trabalho de monitoria da Fundação Cecierj/ Consórcio Cederj do curso de Pedagogia vinculado a UERJ no polo de Itaguaí com as disciplinas de Língua Portuguesa na Educação 1, Língua Portuguesa na Educação 2 e Literatura na Formação do Leitor. Após a colação de grau fui aprovada no processo seletivo para atuar como tutora, no mesmo polo e mesmo curso, com as quatro disciplinas da área de Língua Portuguesa e Literatura. A partir dessa experiência “despertou” meu interesse pela escolha do meu tema de pesquisa.

     Minha experiência profissional como professor-regente iniciou em 2011, no Centro Educacional Almeida Francisca, instituição privada, com duas turmas, uma de 6°ano e outra de 7° ano. Essa Instituição que se “rotulava” como tradicional orientava o ensino da língua como um produto através da prescrição das regras da norma culta. Através dessa experiência eu percebi que os alunos não conseguiam aplicar o que aprendiam quando o conteúdo era contextualizado. Foi então que percebi sobre a importância de trabalhar com práticas metodológicas que sejam próximas a realidade do aluno, demonstrando ao mesmo que o aprendizado escolar era aplicado em sua prática na sociedade.

     Em 2012, comecei a trabalhar na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro como professora do Ensino Fundamental das séries iniciais, na Escola Municipal Ricardo Brentani. Neste ambiente conheci e vivenciei as características da escola pública. Fiquei três anos e meio nesse lugar, em especial, dois anos trabalhando com as séries do 1° ano do ensino fundamental. A sensação de alfabetizar era maravilhosa porque percebi a importância da alfabetização através da consciência fonológica com a utilização do objeto texto e a exploração dos gêneros textuais. Desenvolvendo esse trabalho ganhei em 2013 e 2014, o prêmio Alfabetiza Rio (prova criada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que visa avaliar o desempenho em leitura, escrita e matemática dos alunos que estão concluindo o 1° ano do ensino fundamental).            

     Em 2016, exerci a função de diretora adjunta na Creche Municipal Vovó Benta, onde debrucei meus estudos nos documentos que orientam o trabalho na educação infantil, elaborei e desenvolvi o projeto anual com foco na Literatura Infantil, onde contemplou trabalhos artísticos, corporais e experiências cientificas.

      Em 2017, passei a exercer a função de coordenadora pedagógica no Ginásio Medalhista Olímpico Thiago Brás que está localizado na comunidade do Cesarão no bairro de Santa Cruz/RJ. Este ambiente acrescenta muito no meu crescimento profissional e acadêmico, pois passei a estudar mais o meu tema de pesquisa, porque essa escola possui 90% de professores novos na Rede de ensino e alguns novos na carreira do magistério. Observando a prática dos colegas em sala de aula constatei que a maioria trabalhava com conteúdos descontextualizados, distante da realidade dos discentes na intenção de fazê-los absorver para futuras avaliações. Nos momentos direcionado aos centro de estudos procuro levantar discussões sobre a importância de formarmos um alunado proficiente em leitura e escrita, porque através dessa proficiência eles conseguirão desenvolver seus conhecimentos em todas as disciplinas.

     No município de Itaguaí atuo como professora regente das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, desde  2012, no CIEP 497- Municipalizado Professora Sílvia Tupinambá com as turmas de 6° ao 9° ano. Neste ambiente trabalho com as variedades linguísticas explorando os gêneros textuais que fazem sentido significativo em relação a sua funcionalidade social para os alunos.

     Interesso-me pela área de Linguagem e Letramento na Educação Básica, mais precisamente, em "saber" sobre práticas metodológicas para melhorar o ensino de Língua e Portuguesa e contribuir para formação de alunos com competência comunicativa sendo possível fazer uso de textos pertencentes a diversas categorias, adequados aos diferentes modos e situações de interação comunicativa, atendendo a fatores diversos, tais como: objetivos, sujeitos envolvidos, contexto imediato e amplo, atc. Pretendo aprofundar meus estudos refletindo as teorias sobre gênero discursivo e interação, proposta por Bakhtin; os estudos de linguística textual de Marcuschi; as teorias de gênero com contribuição crítica de Rojo; as propostas de ensino-aprendizagem organizadas a partir dos gêneros textuais atribuindo a linguagem e à interação a instrumentalização na construção do conhecimento na formação do cidadão, feitas por Fiorin; entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com