TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MUNDO DOS NEGÓCIOS NO BRASIL

Projeto de pesquisa: O MUNDO DOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.536 Palavras (11 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Atividade desenvolvida com o intuito de conhecer e entender o mundo dos negócios no Brasil, da instabilidade financeira das empresas, conhecendo as normas e regras da economia do nosso País. Sabe-se que os tributos são a maior parte dos custos de uma empresa, dentre os fatores para que esse número seja alto, estão as constantes mudanças de leis, criações de decretos, novas leis, mudança de governo, que em sua maioria tendem a deixar os processos de abertura e manutenção de empresas ainda mais burocratizados.

Mas em meio a essa instabilidade, surge uma nova esperança para que esse quadro mude o estudo a fundo da economia e suas relações nas mais diversas áreas tende a transformar o que é instável em estável, um marco desse estudo é relação de formação de preço de acordo com a linha de consumidores na área de produção.

Ainda assim outro fator que precisamos entender é a causa da falência das empresas brasileiras em pouco tempo de funcionamento, uma relação entre o grande número de impostos versus a falta de conhecimento e capacidade de administrar o próprio negócio, dentre outros fatores cujos tem relação familiar, desentendimentos entre os sócios e outros fatores externos que incidem diretamente na empresa.

DESENVOLVIMENTO

As mudanças politicas e econômicas, edições de leis, decretos e medidas provisórias, e suas influencias no mundo dos negócios e no universo contábil.

Dois fatores importantes são afetados diretamente pela mudança politica, o excesso de leis e suas constantes modificações, a fim de chegar a um denominador comum que venha facilitar, ou mudar a estabilidade de uma empresa, acabam por ferir o principio da continuidade desta, afetando as possibilidades de negócios futuras e até mesmo a sobrevivência da empresa, a incompetência do governo no gerenciamento da economia do país põe em risco a fomentação de um ambiente propicio ao desenvolvimento de novos mercados e a sobrevivência dos que já existem.

Outro fator é a desvalorização das ações da empresa, em um ambiente desfavorável ao mercado atual e futuro, as ações tendem a perder seu valor significativo do inicio do negócio.

Já no ambiente contábil, refletem na mudança de critérios e técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados, a recente incorporação das normas contábeis internacionais as normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade, alteram também alíquotas, bases de cálculo e as formas de apuração dos impostos. Forçando as empresas a uma constante atualização de gerenciamento administrativo e financeiro para que não se tornem vitimas da instabilidade econômica, fiscal e tributaria do país.

Medida macroeconômica e medida microeconômica.

A medida da macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como, por exemplo, resolver a questão do desemprego, definindo algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionando conflitos objetivos, mas para ter um crescimento mais dinâmico e sustentável, o governo terá que melhorar a qualidade dos seus gastos correntes, criar condições para o aumento de produtividade, aprimorar os marcos regulatórios, promover uma reforma tributária, investir na educação e na qualificação de mão de obra e criar condições para a efetiva eliminação de gargalos de infraestrutura.

A análise e as projeções macroeconômicas combinam a avaliação das informações sobre a economia com a utilização de modelos econômicos. Há monitoramento da evolução de indicadores e tendências na economia. Mesmo que o foco macroeconômico omita fatores importantes, estabelece relações entre grandes agregados e permite a melhor compreensão de relevantes interações.

A medida da microeconomia visa a formação de preços de mercado, como a empresa e o consumidor interagem e decidem preço e quantidade de um produto ou serviço, seu estudo é baseado na oferta e na procura, preocupando-se em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção. Suas medidas baseiam-se na teoria do consumidor, analisando seu comportamento, suas escolhas, restrições ou preferencias quanto a valores e a demanda de mercado, na teoria da empresa, analisa o capital disponível e a mão de obra da empresa, com o intuito de produzir conforme a demanda do mercado, e a oferta de consumidores a fim de consumir um determinado produto, na teoria da produção, estudam a transformação da matéria prima adquirida, bem como a produção de serviços, atividades financeiras, comércio entre outros.

A teoria microeconômica não deve ser confundida com a economia de empresas pois tem enfoque distinto. A Microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.

A influência da microeconomia no mundo dos negócios e no universo contábil.

A microeconomia, tal como a macroeconomia, é um método fundamental de análise à economia enquanto sistema. Examina o comportamento dos agentes (tais como os agregados familiares e as firmas) e as suas interações em mercados específicos, considerando a escassez de recursos e a regulação governamental. Um determinado mercado pode ser para de um produto, por exemplo, milho, ou de serviços de um fator de produção, por exemplo, os serviços de um pedreiro. A teoria considera agregada de uma quantidade demandada por compradores e quantidade ofertada por vendedores para cada preço possível por unidade. A microeconomia une esses dois aspectos para descrever como o mercado pode atingir o equilíbrio entre o preço e a quantidade negociada ou explicar as variações do mercado ao longo do tempo.

Esta análise é geralmente referida como análise de oferta e demanda. As estruturas do mercado, como concorrência perfeita e monopólio, são também estudadas para as suas implicações no comportamento e na eficiência econômica. A análise das alterações num mercado geralmente parte do pressuposto simplificador de que o comportamento nos outros mercados permanece inalterado, ou seja, é uma análise de equilíbrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com