TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente empresarial no mundo moderno do Brasil

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

1 DESENVOLVIMENTO

Ambiente de negócios no Brasil

• As mudanças políticas e econômicas, edições de Leis, decretos e medidas provisórias, e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil.

Na atualidade do mundo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis juntamente com seus decretos e medidas provisórias se sobressaem em dois fatores de suma importância para a entidade (empresa ), são eles:

*a continuidade: a situação econômica, as medidas políticas e as normas do Brasil atingem os negócios e dificulta o desempenho e a sobrevivência das empresas; entidades que em suas maiorias querem e necessita crescer juntamente com o país. Governos mal administrados e impedidos de gerir a economia do país de uma maneira com que venha a propiciar um bom e saldável ambiente de negócios tende a comprometer a sobrevivência e continuidade das empresas no país.

* os valores dos ativos e das ações: com a economia desfavorável e a política defasada com normas que não ajudam ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor (despencarem) levando muitas empresas a falência.

Quanto ao universo contábil, essas mudanças refletem na alteração de critérios e de técnicas de escrituração contábil, assim como nos valores dos resultados apurados.

• Medida macroeconômica e medida microeconômica.

A macroeconomia é uma divisão da ciência econômica que estuda uma economia, seja ela regional ou nacional em seu conjunto. A macroeconomia é um dos dois principais pontos, digamos assim, do estudo da economia. Tem como objeto de estudo a relação entre os agregados estatísticos, ou seja: a renda nacional, o nível de emprego e dos preços, o consumo, a poupança e os investimentos totais. Acredita se assim que se pode explicar a operação da economia sem que seja necessário entender o comportamento de cada pessoa ou empresa que fazem uso dela.

Quem conduz a macroeconomia é o governo, portanto é dever de cada governo promover o desenvolvimento econômico e social, possibilitando assim manter o controle dos preços e o equilíbrio das contas externas, também devem promovera redução das desigualdades de rendas.

O outro ponto é a microeconomia.

A microeconomia é o estudo dos mercados individuais, explica como surge o valor dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, quase sempre competitivo.

Ela é dividida em três teorias, que são elas:

Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.

Teoria da Firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolísticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta.

Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com