TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa de Risco

Por:   •  29/5/2018  •  Resenha  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

O Mapa de Risco é uma maneira eficiente de proteger os funcionários e clientes, mostrando claramente os riscos que o ambiente de trabalho pode apresentar. Para conseguir essa visualização, é preciso estudar a empresa de forma efetiva para, assim, chegar a um diagnóstico sobre os perigos de cada de setor.

Reconhecer os riscos ocupacionais é o primeiro passo para elaborar e implantar o Mapa de risco, afim fim de reduzir os riscos com o intuito de manter a qualidade de vida dos trabalhadores e clientes.

No ambiente do salão de beleza e estética pode ser observado a presença de alguns riscos ocupacionais, são eles:

Riscos Físicos:

Em uma salão de beleza e possível identificar alguns riscos dessa categoria presentes na atividade de cabelereira, tais como umidade, vibração de mãos e punho ao manusear secadores e ruídos provenientes de maquina de corte, secadores e do próprio ambiente.

Riscos Químicos:

Em um salão de beleza e possível identificar a primeira vista os riscos químicos existentes no ambiente, provenientes de tinturas, cremes alisantes, químicas utilizadas para realizar alisamentos entre outros. A exposição diária aos agentes químicos presentes nestes tipos de produtos, podem por em risco a saúde dos funcionários dos salões de beleza.

Riscos Biológicos:

Os riscos biológicos estão presentes em vários ambientes, no caso dos salões de beleza e estética não e diferente.

Eles estão ligados aos profissionais de manicure, podólogos, barbeiros,  esteticistas e depiladores dentro do setor de beleza e estética.

Com os fatores biológicos a um grande numero de doenças que são contraídas nestes procedimentos, as principais são: Hepatites do tipo B e C, AIDS, micoses, infecções, reações alérgicas.

Para a minimização desses riscos e essencial que algumas medidas sejam tomadas tais como: limpeza, organização, desinfecção, esterilização, e uso de instrumentos descartáveis ou que possam ser esterilizados.

Riscos Ergonômicos:

Os principais riscos ergonômicos em um salão de beleza e estética são: postura, movimentos repetitivos, monotonia, longa jornada de trabalho9esforco físico intenso, situação de estresse.

Isto ocorre principalmente com manicures e cabelereiras, onde a rotação do punho, tensão do pescoço, movimentos repetitivos com os braços, muitas horas em pé, ou no caso das manicures muitas horas sentadas com postura errada, manuseio constante de objeto pesado sem apoio.

Risco de Acidente:

Os Riscos de acidentes em salões beleza esta presente na possibilidade de tombos, quedas, cortes, choques, e materiais perfuro cortantes.

Diante de todos os aspectos analisados podemos afirmar que o ambiente de um salão de beleza  pode oferecer riscos a suade dos funcionários e de seus clientes.

Como medida preventivas foram adotadas campanhas e normas quanto ao uso de produtos químicos nocivos a suade e o uso de EPI’S (equipamentos de proteção individual) adequados e acabar com o uso compartilhado de ferramentas de trabalho de pedicures e manicures.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com