TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente e Sustentabilidade

Por:   •  5/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.510 Palavras (23 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

PLANO DE GOVERNO

[pic 4]

        

Elaborado por: Adriana Gerson

Disciplina: Meio Ambiente e Sustentabilidade

Turma: ONL020KZ-POMAMRS07T3


Carta de apresentação

Munícipes de Ilha das Flores,

Sou Adriana Gerson, tenho 34 anos e estou candidata a prefeita de Ilha das Flores neste ano de 2020. Sou nordestina e, conheço bem a realidade de nosso povo, com isso, tenho interesse em me tornar a principal defensora e guardiã da figura pública administrativa dessa cidade. Tenho formação acadêmica em Engenharia de Produção (2015), Especialização em Logística (2020) sendo as formações acadêmicas realizadas na entidade acadêmica UNIJORGE e atualmente estou cursando a Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade (2021) pela entidade FGV. Como Especialista em Melhoria Contínua estou responsável pela implementação e manutenção das metodologias com o objetivo de gerenciar o sistema de gestão integrado, visualizando controles, histórico de indicadores, para manutenção e garantia de um sistema de gestão produtivo, realizando periodicamente as inspeções de atributos para atendimento das metas estabelecidas, visando atender o Sistema da Qualidade e Segurança da empresa. Acompanho os resultados fabris através dos gráficos de produção, identificando resultados abaixo do esperado, reunindo a seguir aequipe para obter informações, para definição de planos e açõespara correções, visando estabilizar o processo da mesma. Desenvolvo atividades de melhoria contínua do processo, acompanhamento e controle de custos operacionais, gerenciamentoda rotina, atendimentos aos requisitos do SGI. Tal experiência me possibilita desenvolver um plano de governo que esteja a altura para o desesnvolvimento susutentável de Ilha das Flores.

Realizado um estudo sobre a atual situação de nossa cidade, Ilha das Flores possui carências típicas da região e carências que com um pouco de administração iremos tratar e melhorar a vida da população. Por meio de dados fornecidos pelo IBGE de 2010, Ilha das Flores possui um valor quanto ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,562. Ainda que seja considerado um IDH médio (entre 0,500 e 0,799), essa medida coloca a cidade na posição 5002º, das 5565 cidades do país (IBGE, 2010) classificadas de forma decrescente no valor do IDH, o que indica uma qualidade de vida ruim dos ilha-florenses.

Nosso plano de governo busca atuar de forma sustentável e sólida para Ilha das Flores, nossas propostas foram embasadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UNO e nas metas de nosso país. Essa ligação pretende tornar Ilha das Flores referência em cidade sustentável.

Lembrando que sustentabilidade é a capacidade de um sistema humano, natural ou misto, resistir ou adaptar-se a mudanças endógenas ou exógenas indefinidamente (DOVERS; HANDMER, 1992, p.14). Nosso objetivo é tornar nossos recursos em potenciais econômicos, garantindo a um futuro próspero em recusos naturais de suas terras, teremos mudanças inicialmente dentro de seu território e com reflexos também fora, em sua microrregião, no estado de Sergipe. Como metodologia utilizamos a ferramenta que abrangem três dimensões do desenvolvimento sustentável: economia (crescimento econômico), social (progresso social) e ambiental (preservação ambiental) – triple botton line.

Uma das iniciativas aqui é trazer a conhecimento dos habitantes de Ilha das Flores sobre o que se trata o desenvolvimento sustentável. Com isso, é válido ressaltar o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) no que tange a importância do tema. A ONU foi responsável por organizar uma série de eventos para se discutir os impactos ambientais na vida em sociedade.

Em 2012, os representantes dos governos se reuniram para firmar os compromissos com o desenvolvimento sustentável e discutir sobre os resultados dos ODM. No intuito de dar sequência às metas não alcançadas dos ODM, foi criada a Agenda 2030 na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2015. A Agenda 2030 contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas globais a serem cumpridas, principalmente, pelos governos subnacionais. Nosso plano de governo que inserir Ilha das Flores de forma atuante e torna-la refencia em desenvolvimento sustentável.

 Pretendemos criar políticas públicas, que irão notear nossa cidade para o caminho da sustebtablidade, a polulação de Ilha das Flores terá um papel fundamental nesse projeto.

Venho por meio desse trazer um pouco sobre os 17 ODS, que estão divididos e agrupados em cinco áreas: pessoas, prosperidade, planeta, paz e parcerias. Essas áreas são de cunho essencial para que deixemos de sobreviver e então passaremos a viver. Os cinco primeiros ODS estão classificados no grupo pessoas e abordam, de maneira geral, metas a serem atingidas até 2030, como por exemplo, a erradicação da pobreza extrema, atualmente medida como pessoas vivendo com menos de US$ 1,25 por dia (ODS 1).

Sabe-se que em 2018, o salário médio mensal era de 1.8 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 6.5%. Quer dizer que das 8.348 pessoas 543 possuem ocupação. Segundo o IBGE Ila das Flores possui domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 57.2% da população nessas condições, o que o colocava na posição 3 de 75 dentre as cidades do estado e na posição 194 de 5570 dentre as cidades do Brasil.

Ilha das Flores possui 10 estabelecimentos de ensino fundamental, com a taxa de 97,9% de escolarização para a faixa entre 6 a 14 anos de idade (IBGE, 2018). Para o ensino médio a cidade possui duas escolas (IBGE, 2018). Sendo a sua posição de 8° na microrregião, comparando com as demais cidades do Brasil esse número é de 2237º e no estado de Sergipe chega a 33º. Em 2018 foram registradas 1.556 matrículas do ensino fundamental e para o ensino médio tivemos o número de 259 matrículas, sendo em percentual com base na população o resultado de 19% e 3% respectivamente. A cidade conta com um corpo docente de oitenta e oito para o ensino fundamental e vinte e dois para ensino médio (IBGE, 2018). Trazendo uma um número de 0,06 e 0,01 de cobertura docente por estudante. Segundo, o parecer CEED nº 1.400/2002, subitem 5.1 em relação ao Ensino Fundamental, recomenda até 25 alunos no 1º ano; do 2º ao 4º ano até 30 alunos e do 5º ao 8º ano até 35 alunos por professor, sendo essa média de cobertura de 0,03.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (581.6 Kb)   docx (931.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com