TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente e Sustentabilidade

Por:   •  15/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.700 Palavras (15 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

PLANO DE GOVERNO

[pic 4]

Elaborado por: Melina de Oliveira Daud

Disciplina: Meio Ambiente e Sustentabilidade

Turma: Meio Ambiente e Sustentabilidade - 0321-1_2


Carta de apresentação

Meus queridos irmãos e cidadãos de Ilha das Flores de nosso querido Estado de Sergipe, é com muito orgulho que venho apresentar a voçês minha candidatura a prefeito de nossa amada cidade. Como filho desta terra abençoada, quero poder contribuir cada vez mais com nosso presente e pensar em nosso future, future de nossos filhos e netos. Para tanto, apresento meu nome Melina de Oliveira Daud, meu número AB123 e meu profundo desejo de fazer a diferença por nossa comunidade, respeitando os mais alicerçados e modernos critérios de desenvolvimento sustentável.

Vamos juntos desenvolver um trabalho pautado no desenvolvimento sustentavel, com todo respeito ao nosso crescimento e desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural.

Falar em sustentabilidade hoje em dia é algo tão comum e necessário, que em determinados setores tratam o tema de forma banal e não fundamentada. Mas, aqui em Ilha das Flores, o desenvolvimento sustentável será um diferencial em nossa comunidade, em nossos empreendimentos, em nossas familias, em nossas escolas, em nosso comércio, em nossas industrias.

O conceito de sustentabilidade tem sido criado ao longo dos anos de forma orgânica a passos não tão largos quanto deveria pois é construída e aplicada em virtude de disputas intelectuais, políticas, econômicas, culturais, sociais e ambientais. Mas, aqui em Ilha das Flores, todos seremos responsaveis por fazer este conceito estar inserido no cerne de nossas familias, de nossas casas, de nossa vidas, em todas as nossas relações e empreendimentos humanos, sejam eles comerciais, economicos, sociais, culturais e ambientais.

Pode-se dizer que, até o início da década de 1970, jamais se esperava chegar até aqui, em um momento no qual todas as relações economias, sociais, ambientais e culturais seriam avaliadas, julgadas e validadas sob a ótica da sustentabilidade; já que, naquele momento o pensamento dominante no mundo todo, era o de que o meio ambiente seria uma inesgotável fonte de recursos e que qualquer ação para a utilização dos recursos da natureza seria infinita. Em 1972, se falou pela primeira vez em meio ambiente e a necessidade de se combater a poluição gerada por fábricas, pela queima de petróleo para geração de energia, pelo aumento populacional nos grandes centros e pelo desmatamento.  

Ao longo destes anos tivemos o conceito de sustentabilidade sendo delineado, um dos belos marcos neste processo foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente realizada na Suécia, na cidade de Estocolmo em 1972, sendo a primeira Conferência Internacional da Organização das Nações Unidas sobre o meio ambiente e o impacto das interferências das atividades humanas em relação a este.(ONU, 1972)

Um primeiro acordar para a elaboração de um novo paradigma, de um novo sonho, de um novo projeto para os governos dos países, para toda a humanidade. Dando continuidade ao processo, em 1987 consagrou-se o uso do conceito de “desenvolvimento sustentável” o uso deste conceito foi defendido pelo Relatório Brundtland. (ONU, 1972)

Em 1992 no Brasil, aqui pertinho de nós, na cidade do Rio de Janeiro, durante a  conferência sobre meio ambiente e desenvolvimento, a ECO 92, além do conceito de “desenvolvimento sustentável” já consolidado pelo Relatório Brundtland, houve a importante conquista em se colocar no mesmo grau de importância os dois termos: meio ambiente e desenvolvimento econômico. (LAGOS, 2007)

Povo de Ilha das Flores, podemos observar o quanto o conceito é moldável e dinâmico, passando a configurar nas relações econômicas, ambientais e sociais dos países, dos estados, dos municipios e das sociedades como um princípio, como um valor. Um princípio vivo e eficaz. Já que é estruturado com as bases essenciais para o desenvolvimento da vida e a sobrevivência do ser humano, bases ambientais, sociais e econômicas.

Faz-se necessário que tenhamos consciência que são nossas escolhas diárias que determinam o rumo deste princípio. E acreditando nisto faremos um governo sustentavel e eficaz a todos nós!!!

Ao longo desta evolução e dinâmica, tivemos as propostas da ONU para o ano de 2030, apresentadas aos paises e sociedades, em 2015, com metas audaciosas e verdadeiras, no sentido de dar continuidade a este belo processo de sermos sustentaveis. (ONU, 2021)

Baseadas, sobretudo no fim da pobreza, na proteção do planeta, na paz e na prosperidade mundial, os dezessete (17) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com suas cento de sessenta e nove (169) metas foram apresentados. (ONU, 2021)

Para tanto, vamos nos ancorar nessas metas definidas pela Organização das Nações Unidas para 2030, iremos observar cada um dos dezessete (17) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com suas cento de sessenta e nove (169) metas e elevar nosso município á uma realidade nunca vista em todo Brasil.

Todos os serviços esssecias à comunidade de Ilhas das Flores serão mantidos e executados com o maior comprometimento e respeito aos nossos cidadaos, mas além disso, me comprometo com nossa comunidade de que cada Secretaria de Governo do municipio de Ilha das Flores irá identificar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as metas que se relacionam ao desenvolvimento do trabalho e promover o delinemanto do nosso governo.

Iremos juntos, repensando valores, trabalhando com afinco para zerar a corrupção em nosso municipio, promoveremos a economia circular, embasados na melhora substacial da educação, da saúde e da opotunidade de renda, fortalecer nossas cadeias produtivas locais, oferecendo aos nossos cidadaos opotunidade de trabalho e de renda.

Iremos deixar disponibilizado nosso Plano de Governo, contudo, esperamos que toda a população de Ilha das Flores se manifeste frente aos desafios e metas proprostos. Frente aos projetos sonhados e pensados para um futuro melhor. Queremos ouvir tambem, de cada morador de Ilha das Flores os seus anseios, sonhos, desejos e projetos de vida. Para assim seguirmos juntos na verdadeira busca pelo desenvolvimrnto sustentável de nossa sociedade, de nosso municipio. Para isso teremos um canal de comunicação com toda a população via e-mail ilhadasflores@gmail.com contamos com as opiniões, sugetões e criticas de todos vocês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (386.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com