TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modo De Produção Capitalista: Exploração Do Trabalho

Artigos Científicos: O Modo De Produção Capitalista: Exploração Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  562 Visualizações

O Modo de Produção Capitalista: A Exploração do Trabalho

O Lucro, o objetivo da produção capitalista, é uma quantia adicional de dinheiro, o lucro, que o capitalista se movimenta, ou seja, o lucro constitui seu objetivo, a motivação e a razão de ser do seu protagonismo social. O Capitalista não procura o lucro porque é um sujeito social egoísta, ambicioso, mau, voraz.

Como o Lucro é a força matris do Modo de Produção Capitalista(MPC), só pode existir e reproduzisse na escala em que a busca do lucro é interminável, a função social do capitalista não pode ser compreendida através de traços psicológicos, biográficos ou morais.do trabalho e a propriedade privada dos meios de produção, mas precisamente em qualquer modo de produção onde exista a exploração do homem pelo homem. Sendo assim, o desenvolvimento do ser social com condições sociais de igualdade de humanização para todos, só pode se concretizar num novo modelo de sociedade sem exploração nem alienação, onde se garanta a todos iguais condições de sociabilização e que as diferenças se justifiquem apenas como aspectos de suas personalidades.

Por fim, é fundamental enfatizar que a clara concepção desse processo é imprescindível para a compreensão da economia política e de todas as relações e inter-relações que permeiam e caracterizam o desenvolvimento das sociedades humanas. O trabalho como categoria central é o que fundamenta essa compreensão.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com