TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo dos Games

Por:   •  19/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.161 Palavras (9 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA[pic 1]

FREDERICO WESTPHALEN

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.

Bernardo Ribolli

“GAME OVER”: A SOCIEDADE NO MUNDO DO VIDEOGAME

Frederico Westphalen, RS

 2018

SUMÁRIO[pic 2]

1 INTRODUÇÃO        3

2 HISTÓRIA DOS JOGOS        4

2.1 FLIPERAMAS        4

2.2 CONSOLES        4

3 ESPORTES ELETRÔNICOS NOS DIAS ATUAIS        5

4 PROFISSIONALIZAÇÃO E COMPETIÇÕES        7

5 PRÓS E CONTRAS DOS JOGOS ELETRÔNICOS        8

5.1 PRÓS        8

5.1.1 Coordenação Motora:        8

5.1.2 Raciocínio:        8

5.1.3 Visão:        8

5.2 CONTRAS        8

5.2.1 Sedentarismo:        8

5.2.2 Escapismo Social:        9

6 POR QUE OS JOGOS ELETRÔNICOS PODEM VICIAR?        10

7 JOGOS VIOLENTOS AUMENTAM A AGRESSIVIDADE?        10

8 CONCLUSÃO        11

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

 1 INTRODUÇÃO

Jogar é uma maneira divertida e eficaz para aprendizagem e desenvolvimento do cérebro. Com o avanço tecnológico, principalmente na área da informática, os jogos eletrônicos se tornaram cada vez mais populares e, atualmente, são considerados a atividade de lazer dominante para crianças e adolescentes.

O jogo eletrônico ou videogame é aquele que usa a tecnologia de computador, seja através de um computador pessoal (tablets e celulares), máquinas de fliperama ou consoles (pequenos computadores usados basicamente para jogos- PlayStation, Nitendo Wii e Xbox).

O videogame é uma das formas de entretenimento mais populares do mundo que se encontra em constante evolução, por essa razão a indústria de videogames é uma das que mais cresce. Devido o grande interesse do público essas empresas investem cada vez mais em novos jogos, além de aperfeiçoarem sons e imagens, tornando os mesmos ainda mais cativantes.

A influência dos games na sociedade é enorme. Desde jovens que conseguem ganhar raciocínio lógico e aprender conceitos teóricos, até adultos que utilizam esse meio como forma de sobrevivência e retorno financeiro.

2 HISTÓRIA DOS JOGOS

Nos anos 70, os games eram jogados em máquinas de fichas e moedas, conhecidos como fliperama ou árcades. Nos anos 80, foram criados os consoles domésticos, tendo como exemplo o famoso Atari. Com o passar do tempo, foram surgindo vários outros videogames, como o Super Nitendo e o Mega Drive. Hoje em dia, os consoles mais reconhecidos são os seguintes: Playstation, Nitendo Wii e Xbox.  Os jogos de computadores também evoluíram muito, e ultimamente vemos um grande crescimento na área dos jogos para smartphones e tablets.

A internet possibilitou que pessoas jogassem juntas, cada uma em suas casas, ou em qualquer lugar do mundo. A pouco tempo atrás, foram criados jogos de realidade virtual, no qual é necessário um óculos especial, que cria situações 3D, dando ao jogador a sensação de realidade.

2.1 FLIPERAMAS

Computer Space, criado por Nolan Bushbell, considerado o primeiro fliperama da história.  Esse árcade vinha com um monitor acoplado e controles analógicos fixos para dois jogadores.

Em consequência do alto custo, foram vendidas somente 1.500 unidades nos Estados Unidos. Nolan e seu amigo Ted Dabney decidiram criar uma empresa que seria especialista no desenvolvimento de jogos para fliperamas. Assim surge então, a empresa Atari.

Em 1972, foi criado o primeiro jogo para o Atari, chamado Pong. Esse jogo teve o seu sucesso graças a sua simplicidade e “jogabilidade”, sendo fácil e intuitivo, agradando assim, a todo público.

2.2 CONSOLES

O primeiro console da história foi criado em 1972, Raph Baer, criou o Odyssey 100. Ele era compatível com as televisões da empresa Magnavox.

O Odyssey 100 possuía placas de circuitos impressos, cujo objetivo era armazenar os jogos.  O console oferecia doze jogos, permitindo ao usuário escolher o jogo que queria. A maioria dos jogos era voltado ao tema de esportes. E vinha como uma espingarda para os jogos de tiro.

No início, esse console fez muito sucesso, vendendo cerca de 100 mil consoles e 20 mil espingardas. Mas isso não durou muito tempo, pois o público começou perder o interesse por causa da baixa qualidade dos gráficos, e a falta de diversidade de jogos.

3 ESPORTES ELETRÔNICOS NOS DIAS ATUAIS

Nós vivemos em um tempo onde os esportes eletrônicos (e-sports, do inglês “eletronic sports”) estão em uma grande ascensão, levando milhões de seguidores fanáticos e equipes cada dia mais profissionais, atraindo mais empresas e patrocinadores para o mesmo. O termo e-sports é designado para as competições de jogos eletrônicos, que são jogados nos mais variados gêneros como: MOBA, FPS, RPGMMO, Corrida, Luta, RTS.

O termo esporte é dado para este tipo de modalidade justamente pela semelhança que existe entre os esportes reconhecidos. Como todos os outros esportes, é preciso de jogadores, times, competições, equipamentos específicos e até transmissões ao vivo, tanto online, como em canais de TV.

Para muitas pessoas, os praticantes dessa modalidade são desocupados, ou jogam somete pela diversão. Contudo, o profissionalismo e o modo como esse trabalho é levado a sério, serve de exemplo para outras profissões. Se nos outros esportes, o preparo físico é essencial, no eSports é preciso muita agilidade e reflexo, além de um bom psicológico, e o conhecimento de táticas do jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (209.2 Kb)   docx (95.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com