TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nascimento do saber científico

Por:   •  5/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 6

O nascimento do saber científico

O conhecimento surgiu desde da pré história, quando o homem começou a observa fenômenos, que poderia melhorar sua qualidade de vida e facilitar sua existência. Assim começou a construir seu o seu saber.

Com isso, esse saber foi desenvolvido através de várias maneiras, até chegar a julgada mais adequada: a pesquisa cientifica. Mas os outros modos não foram descartados, que seriam: O saber espontâneo, ou seja, saber elaborado através da observação e experiências pessoais; A intuição, será a sua primeira compreensão ira vim a mente; Na tradição, ocorrera através de transmissão de saberes, que pode-se dizer importantes, ou seja, será o princípio de transmissão de saberes; A autoridade, será responsável pela transmissão da tradição; O saber racional, que foi desenvolvido quando o homem, sentiu uma certa fragilidade no saber fundamentado na instituição, no senso comum ou na tradição, portanto começou a desenvolver um saber metodicamente elaborado, portanto, mais confiável; Com isso surge o reino dos filósofos, que surgiu com a desconfia nas explicações dos deuses, magias e na superstição. Em oposição a isso, começou a ideia de que a mente é capaz, apenas com seu exercício de produzir, o saber apropriado. Foi com os filósofos, que ocorreu a distinção entre sujeito e objeto, que será respectivamente, o ser que procura conhecer e o que será conhecido. Foi também com o saber filosófico que ocorreu o surgimento da observação empírica, que interpretara o real, submetendo essa interpretação a experimentação;

Após observado todos os modos de saberes, vem uma das formas mais eficiente de saber, que será a ciência propriamente dita. No século XIX que a ciência triunfara. Através das ciências naturais, com um ritmo de descobertas exorbitantes. Foi no século XIX que começa a migração dos laboratórios para aplicações práticas, surgindo a pesquisa fundamental, que tem como objetivo conhecer o próprio conhecimento e a pesquisa aplicada, que visará resolver problemas concretos.

A partir de todos esses avanços, a qualidade de vida de certas regiões aumentou significante, ou seja, todos os setores da vida humana, foram afetados. Pode-se dizer que o homem do século XIX foi o primeiro homem a morrer em um mundo profundamente diferente daquele em que viu nascer. Mas essas evoluções não ficaram somente no campo das ciências naturais, ocorreu um estudo no campo das ciências humanas, acerca dos problemas sociais.

Os problemas sociais eram somente estudados pelos filósofos, do qual trataram, muitas vezes, de maneira brilhante. Suas teorias tiveram bastante influencia na burguesia, conduziram ate grandes revoluções, na América e na França. Entretanto outras áreas influenciaram nessa percepção de sociedade. Por tanto o método das ciências naturais era tão eficiente que não se via razão pela qual também não ser aplicada no ser humano.

Assim desenvolvendo, segundo uma concepção positivista, que suas principais características era: O empirismo, a objetividade, a experimentação, a validade e as leis e previsão.

Ciência e conhecimento cientifico

Quando falamos de conhecimento cientifico, o primeiro passo será diferenciá-lo de outros tipos de conhecimento.

Conhecimento popular, pode ser denominado de senso comum, assim podendo se dizer que será o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e seres humanos, portanto, sem a aplicação de um método e sem se haver refletido sobre algo, podendo se caracterizar, como, superficial, sensitivo, subjetivo, assistemático e acrítico.

Entretanto existe uma correlação entre o conhecimento popular e o cientifico, ou seja, o que irá diferenciar um do outro será o método utilizado e os instrumentos do conhecer. Portanto pode-se dizer que a ciência não será o único modo de acesso a verdade e oque diferenciará o cientifico do popular sera a forma de observação. Entretanto nunca devemos excluir o conhecimento popular, já que a partir dele que, podemos afirmar que surgiu a ciência.

Verificamos, dessa forma que, poderíamos ter quatro tipos de conhecimento, que sera, o conhecimento popular, conhecimento filosófico, conhecimento religioso e conhecimento cientifico.

Conhecimento filosófico será bastante valorizado, já que seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas a observação. Portanto, se baseia na experiência, assim esse conhecimento emerge da experiência e não da experimentação. Então o conhecimento filosófico não será verificável, ja que será baseado em hipóteses filosóficas, ao contrário do cientifico, então não poderá ser refinado ou confirmado. Tendo característica sistemática, pois levanta hipóteses e enunciados visam a uma representação coerente da realidade. Por último será exato e infalível, pois não são submetidos ao decisivo teste de observação.

Conhecimento religioso, se baseará na teologia, apoiando-se em doutrinas cristã, assim sendo considerada infalível e indiscutível, Uma visão que o mundo foi criado por uma entidade divina, e será baseada na Fé.

O conhecimento cientifico será baseado no real, pois lida com ocorrências e fatos. Terá o conhecimento contingente, pois terá sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas da razão. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando ideias. Tendo característica de verificável, já que procurará métodos para comprovar a hipótese. E falível, em virtude de não ser definitivo, portanto, aproximadamente exato.

Então, a ciência, portanto constitui-se em um conjunto de proporções e enunciados, hierarquicamente correlacionados, de maneira ascendente ou descendente, gradativamente de fatos particulares para os gerais e vice-versa, podendo ser pela indução, comprovados ou empíricos.

Além disso, existe um desenvolvimento histórico para praticar ciência, a partir de métodos, que será, descobrimento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com