TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NASCIMENTO DA FILOSOFIA

Pesquisas Acadêmicas: O NASCIMENTO DA FILOSOFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2013  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  1.913 Visualizações

Página 1 de 4

O nascimento da Filosofia

O nascimento da filosofia foi considerado uma nova ordem do pensamento junto ao mito, que era a maneira que os gregos pensavam. Uma visão de mundo que se formou de varias “histórias” contadas de geração a geração por séculos se que transmitiam aos jovens a experiência dos anciãos. Nessas “histórias”, os mitos falavam de deuses e heróis de outros tempos e dessa forma, misturavam a sabedoria e os procedimentos práticos do trabalho e da vida com a religião e as crenças mais antigas.

Nessa época os mitos eram um modo de pensamento essencial à vida da comunidade e para que todos conhecessem o universo de acordo com foi dito por muitas gerações. Nas “historias’’ contadas oralmente, o mito era um modo de entender o mundo que foi sendo construída a cada nova descoberta. As crenças que eles transmitiam ajudavam a comunidade a criar uma base de compreensão da realidade e um solo firme de certezas. Os mitos apresentavam uma religião politeísta, onde não se tinha nenhum tipo de registro ou livros sagrados, assim como é hoje na maioria das religiões, eles apenas seguia a tradição oral, conhecido como Teogonia.

Essas histórias foram sistematizadas no século IX por Homero e por Hesíodo no século VII A.C.

Ao aliar crenças, religião, trabalho, poesia, os mitos traduziam o modo que o grego encontrava para expressar sua integração ao cosmo se à vida coletiva.

Os gregos a partir do século V A.C. viveram uma experiência social que modificou a cotidianidade grega: o vivenciado espaço público e da cidadania. A cidade constituía-se da união de seus membros para os quais tudo era comum. O sentimento que ligava os cidadãos entre si era a amizade, a filia resultado de uma vida compartilhada.

http://pt.scribd.com/doc/13831595/03-O-Nascimento-Da-Filosofia

Onde surgiu a filosofia

A filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI A.C. A partir de então, uma sucessão de pensadores originais – como Tales, Xenófanes, Pitágoras, Heráclito e Protágoras - empenhou-se em responder, racionalmente, questões acerca da realidade última das coisas, das origens e características do verdadeiro conhecimento, da objetividade dos valores morais, da existência e natureza de Deus (ou dos deuses). Muitas das questões levantadas por esses antigos pensadores são ainda temas importantes da filosofia contemporânea.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia

Como surgiu a filosofia

Ela surgiu pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações geralmente aceitas sobre a sua própria realidade. As interpretações geralmente aceitas pelo homem como uma barreira de todo o conhecimento. Essas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração. Ocorreram inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influência das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, de acordo com os padrões de comportamentos éticos ou morais tidos como aceitáveis em determinada época por um determinado grupo. A partir da Filosofia surge a Ciência, pois o Homem reorganiza as inquietações que impedem o campo das ideias e utiliza-se de experimentos para interagir com a sua própria realidade. Assim a partir da inquietação, o homem através de instrumentos e procedimentos que faz com que o campo das hipóteses e exercita a razão. São organizados os padrões de pensamentos que formulam as diversas teorias reunidas ao conhecimento humano. Mas o conhecimento científico por sua própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com