TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Orçamento de Caixa e Orçamento de Produção

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.267 Palavras (14 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 14

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

ORÇAMENTO DE CAIXA E ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO.

ABIMAEL ALVES DA SILVA

ANGELO OGAWA

CARLA DA SILVA DE OLIVEIRA

JÉSSIKA PEDROSA

MICHAELL ALEXANDER

PAULA MARIA BRUNO MOTA

Resende, 2016

ORÇAMENTO DE CAIXA E ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO..

ABIMAEL ALVES DA SILVA, ANGELO OGAWA, CARLA DA SILVA   DE OLIVEIRA,JÉSSIKA PEDROSA, MICHAELL ALEXANDER, PAULA MARIA BRUNO MOTA.

Trabalho entregue à Associação Educacional Dom Bosco, para o curso de Gestão da Produção Industrial, como requisito parcial para nota bimestral do quarto bimestre na disciplina de Orçamento Empresarial.

Orientador: Ernani da Cunha.

Resende

2016

Agradecemos primeiramente à nossos amigos, por terem nos orientado e nos ajudado na realização desse trabalho. Agradecemos também ao professor Ernani por ter passado esse trabalho para que melhorássemos e expandíssemos nossos conhecimentos na área de Orçamento Empresarial.

"O bom gestor, gerencia a equipe pela afetividade a compreensão e a sabedoria das palavras; nunca usa palavras de desmotivação e jamais impõe sua presença como força maior, e sempre se coloca como parte da equipe e não cabeça da mesma.” (Thiago Herinch)

RESUMO

Este trabalho acadêmico apresenta definições do que são Orçamento de Caixa e Orçamento de Produção. É explicado seus conceitos, objetivos, como funcionam e quais seus benefícios. Com o objetivo de aplicar os conceitos aprendidos  e responder a uma questão “É possível melhorar a gestão financeira das organizações utilizando somente o orçamento de caixa e o de produção ?” .

Palavras-chave: Gestão, Orçamento, Produção.

ABSTRACT

This academic work presents definitions of what Cash Budget and Production Budget. It explained its concepts, objectives, how they work and what its benefits. In order to apply the concepts learned and answer a question "Is it possible to improve the financial management of organizations using only the cash budget and production?".

Keywords: Management, Budget, Production.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        7

2        DESENVOLVIMENTO        8

2.1        ORÇAMENTO DE CAIXA:        8

2.1.1        Fluxo de curto prazo:        10

2.1.2        Movimento do Caixa :        11

2.1.3        - Controle de Bancos - Contas de Movimento:        11

2.1.4        Boletim Financeiro Diário:        12

2.1.5        - Controle de Contas a Pagar:        12

2.1.6        - Controle de Duplicatas a receber:        12

2.1.7        - Controle de Duplicatas Descontadas:        13

2.1.8        Informações Financeiras:        13

2.1.9        Fluxo de Caixa no Médio Prazo (Previsão Anual)        14

2.2        ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO:        14

2.2.1        Sistema de Controle:        15

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

4        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17

  1. INTRODUÇÃO

O sistema orçamentário e financeiro possui um papel de suma importância para as empresas, pois é através dele que as organizações apresentam-se no mercado dos negócios com excelência ou ineficiência. Desta forma para atingir o sucesso, superar a concorrência e estar sempre pronto as inovações tecnológicas se faz necessário o planejamento e o controle das atividades operacionais, ou seja, todos os processos que envolvem operações, interligados num sistema financeiro e orçamentário eficaz e ao mesmo tempo eficiente, capaz de organizar os resultados auferidos, permitindo aplicar correções nos momentos certos, evitando perdas e gerando lucros.

Assim o orçamento além de controlar e planejar a parte financeira e operacional e melhorar o rendimento dos lucros da empresa, ele também tem fundamental valor nas tomadas de decisões, pois esta diretamente ligada com os objetivos em longo prazo e metas em curto prazo, que as organizações pretendem atingir. Neste cenário o orçamento divide-se em ramificações distintas, sendo as principais na produção, vendas e operações, onde as mesmas fixaram os objetivos traçados e programaram as atividades necessárias para o alcance das metas, sendo planejadas e controladas ao mesmo momento, acompanhadas das transformações tecnológicas, bem como praticando as qualidades em processos operacionais futuros.

  1. DESENVOLVIMENTO

O conceito, objetivo, benefícios e como funcionam tanto o Orçamento de caixa quanto o Orçamento de Produção serão descritos a seguir:

  1. ORÇAMENTO DE CAIXA:

Orçamento de caixa é a previsão para um determinado período futuro do fluxo de entradas e saídas de dinheiro na empresa. Incluem-se nesta previsão todos os ativos de liquidez imediata: dinheiro em caixa, saldos disponíveis em bancos e aplicações a curto prazo em Letras do Tesouro Nacional (por serem de liquidez imediata).

Os objetivos do orçamento de caixa são:

  • Assegurar a disponibilidade de fundos em qualquer situação para fazer frente ao pagamento das despesas correntes.
  • Informar eventuais faltas de dinheiro com tempo suficiente para procurar as fontes de financiamento mais convenientes.
  • Informar de futuros excessos de dinheiro para planejamento de aplicações com o máximo proveito possível.

O controle e previsão dos fluxos e do nível de caixa são essenciais à empresa, pois, é com dinheiro que se culmina o ciclo de transações comerciais, e qualquer transação em qualquer setor da empresa afetará diretamente o caixa em um maior ou menor tempo. Cada venda representará uma entrada imediata ou futura e cada compra ou compromisso assumido, um desembolso imediato ou futuro. Isto, pois, uma empresa realiza uma série de atividades cíclicas que começam e acabam pelo caixa (compras, produção, vendas, cobrança, pagamentos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (185.8 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com