TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO CONTABILISTA CONTEMPORÂNEO: Um Profissional Dinâmico.

Dissertações: O PAPEL DO CONTABILISTA CONTEMPORÂNEO: Um Profissional Dinâmico.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2014  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO DE PESQUISA

IDENTIFICAÇÃO

Título: O PAPEL DO CONTABILISTA CONTEMPORÂNEO: Um profissional dinâmico.

Palavra Chave (3): Profissional Dinâmico, Contabilista Contemporâneo, Ética Profissional.

Orientador (a): Helena Mara

Aluno: Jorge Herbert Paulo Nobre

Centro/Coordenação de Curso: Centro de Ciências Sociais Aplicadas/ Coordenadoria do Curso de Ciências Contábeis

RESUMO DO PROJETO

O Contabilista atual já não possui o mesmo perfil que tinha no início do século XX. A sociedade requer um cientista do patrimônio, aquele que tem capacidade para entender os números e decidir os caminhos a ser seguidos pela empresa, pela instituição. Tem de se adaptar às tecnologias modernas e softwares empregados na contabilidade, esta por sua vez está em constante atualização. Deve está atento para a tendência mundial de padronização das normas contábeis internacionais conhecidas como International Financial Reporting Standards (IFRS), algo considerado essencial para facilitar a comunicação e a relação comercial entre as companhias em qualquer localidade do mundo.

É importante ressaltar que os Contabilistas, diante de seus conhecimentos técnicos e elaboração de seus relatórios Contábeis-financeiros, de forma Ética e transparente, assumem um papel importantíssimo dentro das organizações.

1 – INTRODUÇÃO

Com o passar do tempo, o comércio e a economia cresceram significativamente e, de igual forma, esse profissional passou a ser cada vez mais importante para a sociedade, de modo que o simples cuidado com as obrigações assessórias aos poucos foi deixando de ser a sua principal função.

O contabilista contemporâneo precisou se adaptar às novas exigências do mercado, deixando de lado o paradigma de “guarda-livros” e assumindo o papel de um “contador gestor”. O que diferencia o contador tradicional deste novo profissional da contabilidade é o seguinte: O Contador tradicional é aquele trabalhador burocrático, preocupado exclusivamente com o atendimento ao fisco e com pouco relacionamento com os gestores das empresas para as quais presta serviço.

Conforme Julio Cesar Zanluca, em seu artigo O Perfil do Contabilista no Século XXI:

"A principal característica da profissão, no século XXI, será o conhecimento aplicado. Não menos importante, é que o contabilista precisa ser um profissional flexível, autodidata e preparado para enfrentar desafios de uma profissão na qual a competição e exigências crescem a cada dia".

É um profissional introspectivo, alheio às mudanças e que passa o dia inteiro em seu escritório, evitando o contato com o público, este é o famoso “guarda livros”. O novo profissional da contabilidade, que aqui chamamos Contador Gestor, por sua vez, é exatamente o oposto. É um profissional ativo, sempre preocupado em passar informações cada vez mais precisas e eficazes aos seus clientes e constantemente ajudando os gestores na tomada de decisão.

Esse tipo de contabilista sabe que o atendimento às obrigações assessórias é essencial, porém não é a sua única função. O Contador Gestor deve ter a percepção que o cumprimento das exigências fiscais atualmente é feito, em boa parte, por softwares e programas que, com o incrível avanço da tecnologia da informação, facilitaram muito esse serviço burocrático. Assim, ele focou seus esforços no outro viés de seu trabalho, no qual ele se tornou um ator fundamental: a implantação e manutenção de sistemas de informações que auxiliem no desenvolvimento das empresas.

2 – OBJETIVOS

Objetivo Geral

- Promover uma reflexão crítica que permita ao contabilista uma análise do seu papel na sociedade presente e futura e ainda uma ruptura de paradigmas que por sua vez tendem a fazer deste profissional um agente passivo na história financeira de uma entidade.

Objetivos Específicos

- Desenvolver informações corretas, suficientes e inteligíveis sobre o patrimônio das Entidades e suas mutações, com vista à adequada avaliação de riscos e oportunidades por parte dos investidores, sempre interessados na segurança dos seus investimentos e em retornos compensadores em relação às demais aplicações.

- Estabelecer uma relação saudável entre contabilista e entidade onde os objetivos entre ambos estejam claros, impedindo que o foco da relação financeira e pessoal se perca.

- Aplicar de forma eficiente e eficaz os recursos tecnológicos favorecendo a dinâmica da prática contábil.

3 – JUSTICATIVA E RELEVÂNCIA DO PROJETO EM FACE AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

Muitos contadores concluem o curso de graduação em Ciências Contábeis, porém um número de baixa relevância consegue adentrar no mercado de trabalho e menos ainda permanecer neste.

Se no passado, o profissional formado em ciências contábeis tinha a função de fazer os registros contábeis de uma empresa, a partir de 2008, ele ganhou mais importância e passou também a auxiliar o gestor na tomada de decisões. Detentor das informações contábeis da empresa, o trabalho deste profissional não está mais restrito às análises financeiras ou elaboração de relatórios.

A partir de 2008, o Brasil passou a seguir os normativos internacionais de contabilidade, o que mudou o perfil do profissional e sua visibilidade, segundo André Limeira, doutor em gestão com concentração em contabilidade pelo Instituto Universitário de Lisboa, em Portugal. "Antes o contador era visto como um 'guarda livros' da empresa, pois só fazia o registro das transações. Hoje ele se tornou um analista que contribui para a tomada de decisões", afirma Limeira, que também integra o corpo docente da Fundação Getúlio Vargas.

Para seguir carreira, é fundamental ter afinidade com os números, segundo especialistas, já que o curso de graduação é voltado para a avaliação financeira e todas as análises envolvem números e fluxos de caixa. Mas ficar apenas no ensino superior é um erro que pode custar à evolução na carreira.

Segundo Branco (2003):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com