TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROBLEMA / SOLUÇÃO PROPOSTA PELO PROJETO

Por:   •  1/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.729 Palavras (11 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 11

PROBLEMA / SOLUÇÃO PROPOSTA PELO PROJETO

Partindo da observação em uma empresa de fibra de vidro e levando em consideração a implantação do programa 5s, a presente pesquisa reúne várias ponderações no intuito de responder ao seguinte problema de pesquisa: qual importância da implantação do programa 5s na pontencialização e melhoria da produtividade enfocando em uma empresa de fibra de vidro?

Qual definição do programa 5S?

Quais os cinco passos integrados, que buscam fortalecer o programa 5s?

O quão importante o programa 5s é para a Segurança do Trabalho?

Quais benefícios são previstos com a implantação do programa?

4. HIPÓTESES OU PRESSUPOSTOS

Para DEMING (2003), a qualidade é definida de acordo com as exigências e necessidades dos consumidores. Como estas sempre mudam, as especificações de qualidade devem sempre ser alteradas. E para FEIGENBAUM (1994) seria “O conjunto de todas as características de um produto, desde o Marketing até a Assistência Técnica, que determina o grau de satisfação do cliente”.

De acordo com CAMPOS (1992) um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente.

Segundo a NBR ISO 8402, qualidade é representada pela “totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas”. Vários conceitos sobre qualidade são observados por diversos autores, mas em comum definimos o quão importante é essa ferramenta.  

Avaliando a evolução da qualidade ao longo dos anos, desde seu surgimento com o Taylorismo e após a II Guerra Mundial, onde o Japão encontrava-se em situação complexa, essa ferramenta tem sido vista como uma forma de melhoria, foco na gestão e superação das expectativas dos clientes. Com o surgimento das normas da ISO com o controle da qualidade, a aplicabilidade de inúmeras metodologias com vistas a entregar o melhor produto ou serviço.

Dentre essas ferramentas, destaca-se o programa 5s de origem japonesa criada pelo Dr. Karou Ishikawa, no final da décade de 1960, como parte do esforço para reconstruir o país após a guerra. No Brasil, a ferramenta surgiu em 1991, através da Fundação Christiano Ottoni. Segundo MARSHALL (2005), existem, atualmente, diversas versões e contribuições à filosofia original, mediante o acréscimo de outros S e interpretações diversas, que, porém, mantêm a coerência com os princípios básicos.

De acordo com SILVA (2006), definimos o programa 5S com o objetivo específico de melhorar as condições de trabalho e criar o ambiente de qualidade. O programa é constituído por cinco palavras japonesas que se iniciam com “S” que são Seiri (seleção), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (disciplina). Um programa que visa mudar a maneira de pensar das pessoas direcionando para um melhor comportamento para toda vida.

Resumidamente passaremos a definição de cada passo integrado para fortalecer o programa 5s, os cinco sensos são interligados como um ciclo, ou seja, para a implantação do próximo senso é necessário que o anterior esteja concluído:

[pic 1]

Figura 1: Os 5 Sensos.

4.1 O Senso de Seleção (SEIRI)

De acordo com MENDONÇA (2003), ter senso de seleção significa identificar materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, dados e informações necessárias ou não.

[pic 2]

Figura 2: Exemplo Área de Descarte.

4.2 O senso da Organização (SEITON)

Segundo Santos, Schmidt, Godoy e Pereira (2006), define os locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor os materiais, ferramentas, equipamentos e utensílios, visando a organização pessoal, onde todos devem reservar um tempo para planejar o dia de trabalho e otimizar tempo.

[pic 3]

Figura 3: Exemplo Área de Descarte.

4.3 O senso de Limpeza (SEISO)

Num conceito ainda mais amplo, ter senso de limpeza pode significar também, e demonstrar honestidade ao expressar ideias, ser transparente, sem segundas intenções com os amigos, com a família e com os subordinantes e subordinados em geral (MENDONÇA, 2003).

[pic 4]

Figura 4: Exemplo Senso de Limpeza.

4.4 Senso da Padronização (SEIKETSU)

É o quarto estágio do método 5s japonês, com o objetivo de estabelecer padrões nas metodologias de trabalho relacionadas às três primeiras. SEIKETSU é de conscientizar as pessoas de que o ambiente de trabalho deve sempre estar favorável á saúde e higiene. Hábitos como não fazer o que é prejudicial; não estabelecer condições mínimas de asseio, define o que é o SEIKETSU. (CAMPOS.R, et al 2011).

O Seiketsu visa a melhoria da qualidade de vida, criando condições que favoreçam a saúde física, mental e emocional, a partir de práticas de higiene. O senso de higiene reforça a necessidade de uma mudança comportamental. É chegado o momento de organizar as suas atividades diárias: dedique um tempo só para você, um tempo para a família e os amigos e um tempo para organizar as idéias, os planos pessoais e os objetivos de vida (JORDAN, 2018).

4.5 Senso da disciplina (SEIKETSU)

Disciplina requer a consciência e um constante aperfeiçoamento de todos no ambiente de trabalho. "Quando, sem a necessidade de estrito controle externo, a pessoa segue os padrões técnicos, éticos e morais da organização onde trabalha, ter-se-á atingido esse senso" (SILVA, 1994, p. 15, apud VIVAN; FRIES; ZANOTELLI, 1998, p. 4).

4.6 Benefícios da metodologia 5S para segurança do trabalho

Desde o início da revolução industrial, a produção e a segurança começaram a desempenhar um papel importante na vida dos trabalhadores. Quando o trabalho manual é substituído por máquinas, os riscos inerentes à atividade são ampliados. Condições de trabalho duras, condições de trabalho precárias e exploração do trabalho infantil (EAD SENAC, 2019). Por meio da inovação tecnológica, os métodos de produção sofreram uma mudança fundamental, agilizando o processo produtivo e substituindo a mão de obra humana por maquinário pesado. Os resultados da Revolução Industrial aceleraram a produção de bens que não eram mais produzidos em pequena escala, muitas vezes feitos sob encomenda, utilizando ferramentas simples e flexíveis, caras, produção em massa, padronização de produtos, A necessidade de fornecer aos consumidores equipamentos de fabricação de baixo custo. O sistema de produção da Revolução Industrial parecia funcionar por um tempo, no entanto, à medida que as máquinas evoluíram, as demandas dos consumidores também evoluíram, então os consumidores começaram a exigir mais opções e produtos de alta qualidade, baixo custo, o que obriga a indústria a encontrar formas de atender às novas demandas do mercado na manufatura enxuta (Fernandes, 2019).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (2.1 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com