TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE EMPREENDEDORISMO

Projeto de pesquisa: O PROCESSO DE EMPREENDEDORISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Em uma era que o mundo passa por constante transformação, marcado pelo estreitamento das relações de mercado e pelas revoluções tecnológicas e de informação, Inovar, fazer inovação, ou simplesmente introduzir novidades, é a palavra chave do momento. Faz-se necessário buscar, fontes inovadoras e mudanças que indicam oportunidades para um negócio de sucesso.

Neste contexto é importante que se trate da compreensão da conduta humana dentro das organizações, para isso, fazer uma abordagem sobre o código de ética nos processos de trabalho, nos possibilitara entender os parâmetros estabelecidos pela sociedade dentro de uma instituição.

Desta forma, podemos supor que a vida profissional deve estar ligada inteiramente com a vida pessoal. Sendo assim, o individuo deve buscar seu desenvolvimento com a finalidade de conquistar seus objetivos. Com a união dos conceitos de ética e inovação, é muito importante buscar conhecimento sobre motivação, liderança e engrandecimento pessoal, para que possamos traçar nosso futuro.

A partir destas ideias elaboramos este trabalho, com o objetivo de expor de forma clara e objetiva, alguns pontos de vista, embasadas nas disciplinas norteadoras deste segundo semestre, que são o desenvolvimento pessoal e profissional, empreendedorismo e ética e relações humanas no trabalho.

2 O PROCESSO EMPREENDEDOR

O conceito de empreendedorismo foi utilizado pela primeira vez em 1950, pelo economista Joseph Schumpeter. Este conceito significa resolver um problema ou situação complicada, ou simplesmente agregar valores, saber identificar oportunidades e transforma-las em um negócio de sucesso.

O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e um fator importante para a geração de emprego e renda. O ato de empreender pode mudar as condições de um determinado ambiente utilizando novos recursos ou transformar os que estão disponíveis.

Encontramos em diversas fontes a respeito do empreendedorismo a criatividade como principal elemento. Explorar a criatividade em vários cenários, aprender sobre os mais diferentes assuntos estimulam a inovação. Ter ideias não é algo que possa ser ensinado, simplesmente surge.

Ser empreendedor é inovar, ser criativo, identificar oportunidades e buscar recursos para transforma-los em um negócio lucrativo. Sendo visionário com seus interesses voltados para as tecnologias e o mercado e, entendendo que se pode aprender com os erros e fracassos. De acordo com Rodrigo Teles, ex diretor geral da Endeavor Brasil e diretor da Fundação Estudar, “empreendedor é quem tem um sonho apaixonante, uma fé inabalável, e se joga de cabeça!” (VICTORINO, 2013). (aqui deve haver uma conclusão do parágrafo)

No Brasil, o instituto Endeavor em parceria com o Insper, preparou o curso de empreendedorismo em ação. Este curso tem como objetivo, instruir pessoas a colocar em pratica suas ideias com mais segurança, bem como desenvolver uma visão empreendedora e identificar oportunidades de negócios.

Embora muitas pessoas tenham medo de se arriscar em um novo negócio, pensando em trocar uma etapa estável por uma duvidosa, os empreendedores brasileiros vem a cada momento superando esses medos. Para superar esses medos o empreendedor, para obter sucesso, tem que buscar capacitação e planejamento para identificar os resultados negativos, e assim, não se colocar em uma situação de risco.

O relatório Monitor Global do Empreendedorismo, organizado por duas escolas de administração a Babson College e a London School of Business, apontou que o Brasil possui um nível relativamente alto de atividade empreendedora, colocando o país em sétimo lugar no mundo, porém a maioria por necessidade e não por oportunidade.

3 IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

Existem atualmente algumas fontes de oportunidades para se inovar em um processo empreendedor. Um grande mestre em gestão como Peter Drucker, que em 1985 escreveu e publicou um livro com o título em português “Inovação e Empreendedorismo”, pode nos ajudar a entender algumas delas.

Em seu livro ele considera a inovação como o instrumento específico para os empreendedores, identificando nas mudanças, oportunidades para um negócio diferente. Sendo assim, diante das inovações ocasionadas pelos avanços tecnológicos temos que identificar oportunidades e ameaças para assegurar a sobrevivência de empresas tradicionais, e abertura de novos negócios.

Em seu artigo publicado no site da ENDEAVOR Brasil, André Rezende cita 7 fontes de oportunidades, tais como o sucesso inesperado ou o fracasso inesperado, a incongruência, que visa à realidade como é de fato e a realidade como se presume ser. Outro elemento é a necessidade do processo, que surge da busca por ganhos ou de processos mais capazes de atender os clientes.

As mudanças no setor industrial ou no mercado, que abriram portas para os grandes varejistas, as mudanças demográficas que trazem o envelhecimento da população, aumento da classe média entre outros, por fim ele descreve as mudanças em percepção, disposição e significado, e o conhecimento novo, como a mudança da percepção das pessoas com relação a sua aparência, que abriu um leque de oportunidades.

Recentemente o jornal Folha de São Paulo publicou a seguinte matéria, “Agencia vai premiar jovens empreendedores do Sertão do Ceará”. Ela aborda histórias de alguns jovens como a de Eliseu Matos, que reflete bem essa realidade. “Elizeu Matos, 20, é um dos finalistas. O jovem fundou uma Lan house na zona rural de Tejuçuoca, de 18 mil habitantes. No local, Matos disponibiliza acesso à rede e ajuda jovens da região a fazerem trabalhos escolares.”(aqui deve haver uma conclusão do parágrafo)(SÃO PAULO, 2014).

Não há barreiras para a inovação, dependendo da criatividade de cada empreendedor uma boa oportunidade pode estar em qualquer lugar. Podemos extrair de pequenas brechas no mercado, a oportunidade que poderá influenciar uma geração.

4 ÉTICA EMPRESARIAL E CULTURA CORPORATIVA

A ética e a moral estão presentes em toda a sociedade humana. Esse tema é abordado geralmente através de pensamentos filosóficos, pois a palavra ética tem por objetivo a moral ou moralidade, os bons costumes, o bom comportamento e a boa fé. É um indicativo daquilo que é mais justo ou menos injusto.

Vários pensadores durante a história abordaram assuntos sobre a ética, entre eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com