TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DECISÓRIO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES:

Casos: O PROCESSO DECISÓRIO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

EXERCÍCIO Nº 03

O PROCESSO DECISÓRIO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES:

Tipos de Decisões

Existem dois grandes tipos de situações para serem enfrentados, e a natureza deles irá influenciar os métodos aplicados para se alcançarem soluções adequadas. Temos então dois tipos de decisões gerenciais: as programadas (estruturadas) e as não programadas (não estruturadas).

As decisões programadas caracterizam os problemas que são bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos e que se prestam aos procedimentos e regras sistemáticos.

As decisões não programadas destinam-se àqueles problemas que não são bem compreendidos, carecem de estruturação, tendem a ser singulares e não se prestam aos procedimentos sistêmicos ou rotineiros. A chave para entender essas decisões é lembrar que acontecem raramente, ou seja, existem poucos precedentes para a tomada de decisões.

Exercício:

Analisar como ocorre o Processo Decisório na empresa XYZ.

a) Identificar as principais decisões programadas não programadas na empresa XYZ.

A empresa escolhida foi um Nelson Wilians & Advogados Associados, o qual é a filial de um escritório de advocacia, de abrangência nacional, cuja matriz situa-se em São Paulo, e atua dando assistência às empresas.

Conforme identificado acima o que são decisões programas e não programadas, percebe-se na empresa que podemos considerar como decisões programas àquelas que são rotineiras, como, por exemplo: pagamento dos honorários dos advogados, pagamentos do aluguel e condomínio, pagamento de energia elétrica, internet e telefone, pagamento dos funcionários, pagamento de custas judiciais. E ainda decisões pertinentes a datas e períodos de quando ocorrerão tais pagamentos, entre outras decisões presentes no cotidiano da empresa.

Como decisões não programadas, identificamos àquelas cujo caráter é esporádico, como, por exemplo, contratação de novos funcionários, bem como demissão daqueles que não correspondem com as expectativas, decisões sobre reformas, decisões a respeito de novas estratégias a serem utilizadas para adquirir maior parcela de mercado, pagamento referente a multas decorridas de processos judiciais de clientes insatisfeitos, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com