TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Educativo No Contexto Histórico

Casos: Processo Educativo No Contexto Histórico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

EU

ATIVIDADE:

PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO

SALINAS-MG

2009

EU

ATIVIDADE:

PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO

Produção de Texto da Disciplina de Processo Educativo no Contexto Histórico.

Professora: Sandra Reis Rampazzo e Adriana Santos

Salinas

2009

A HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Percebe-se que a educação é um termo muito abrangente, pois analisa toda a história do ser humano. Desde as sociedades primitivas e os povos considerados bárbaros. A educação já estava presente nos povos primitivos, onde a ação humana pode ser considerada como prática educativa, pois o ser humano evolui o conhecimento por meio da construção cultural da sociedade e posteriormente com a ciência.

A educação pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana auto-consciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação a natureza e a sociedade, além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, originariamente se elevara acima do plano animal e continuara a se desenvolver até a sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto universal.

É importante destacar que a evolução da educação não é linear. É necessário recorrer a alguns períodos históricos, analisando, assim, a sua contribuição para a formação de professores, a construção do homem na história da educação.

Há relatos de processos educacionais desde meados dos tempos que a educação esteve presente na história humana. Desde a educação oriental, passando pela grega, romana dentre tantas outras nações.

A educação é o processo pelo qual o indivíduo se desenvolve a condição humana. O ato de educar deve basear na evolução natural das atividades, buscando desenvolver novas teorias em sua constituição.

A educação no Brasil foi sendo construída e conceituada pelos homens de acordo com as necessidades sociais dos momentos históricos. Pode-se afirmar que a história da educação não aconteceu por acaso, ela foi delineada tendo como influência os princípios e diretrizes da história universal.

Suas principais fases foram a Educação Colonial, Pombalina, Joanina, Educação Nova e Atual.

A Educação Colonial era acessível somente a burguesia mercantil e teve como principal destaque é o Padre Emanuel da Nóbrega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com