TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROFESSOR REFLEXIVO A PARTIR DAS PRÁTICAS SOCIAIS

Trabalho Universitário: O PROFESSOR REFLEXIVO A PARTIR DAS PRÁTICAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/1/2015  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO REGIONAL DO CEARÁ – EDUCANDO

DISCIPLINA: LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO

PROFESSOR: ALEX GOMES

ALUNO: CARLOS HENRIQUE SILVA SOUSA

ANALISAR AS SEGUINTES QUESTÕES:

O PROFESSOR REFLEXIVO A PARTIR DAS PRÁTICAS SOCIAIS

E A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NA MINHA ÁREA DE ATUAÇÃO

IRAUÇUBA – CE.

JULHO - 2014

"A voz é um dos meios mais poderosos para comunicar e a criança produz sons desde o nascimento. O choro é a primeira manifestação sonora do bebê. Entre o choro e a articulação de todos os sons da língua, por volta dos cinco anos, ocorre um processo gradual de aquisição dos sons da fala a que é chamado desenvolvimento fonológico e que contempla a capacidade para discriminar (distinguir) e para articular inteligivelmente todos os sons da língua.”

(Clarisse Nunes)

1. Escreva um texto sobre o tema: O professor reflexivo a partir das práticas sociais.

O professor reflexivo é aquele que além de refletir sobre a realidade, ele faz parte de um movimento epistemológico que ver o professor como alguém cuja formação não se dá de forma normativa, de tal modo que primeiro se tem a ciência, depois as suas aplicabilidades. Ou seja, uma formação em que os conhecimentos se dão de forma desarticulada.

A formação deste professores deve fundamentar-se numa epistemologia da prática, em que se valoriza a experiência e a reflexão na experiência, ou seja, a formação se constrói na articulação da prática profissional com os conhecimentos científicos.

Retira-se de entendimento pelo exposto na análise acima que o ensino é concebido como prática reflexiva em que se valorizam os processos de produção do saber docente a partir da prática e situando a pesquisa como um instrumento de formação de professores, sendo que o ensino é tomado como o começo e fim da pesquisa.

O professor reflexivo deve estar integrado aos conhecimentos que refletem as mudanças sociais para poder acompanhar as mudanças sociais e levar para a sala de aula temas atuais.

O professor reflexivo deve buscar conteúdos fora do livro didático, explorar, por exemplo, a história local, analisar os problemas sociais, envolver toda a classe nesse processo.

2. Comente a importância da linguagem em sua área de atuação. Lembre-se de dar exemplos e de justificar seu ponto de vista.

É importante compreender que além de ser um meio de comunicação entre a sociedade, a linguagem permite também a transmissão de valores culturais que caracterizam cada sociedade. Através da perspectiva e técnica psicanalítica, entre o pensamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com