TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Professor Reflexivo

Ensaios: Professor Reflexivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 4

Professor Reflexivo

Criar, estruturar e dinamizar situações de aprendizagem e estimular a aprendizagem e a autoconfiança nas capacidades individuais para aprender são competências que o professor de hoje tem de desenvolver.

Os professores são estruturadores e animadores das aprendizagens e não apenas do ensino.

Primeiro de tudo, os professores têm que repensar o seu papel. Se é certo que continuam a ser fontes de informação, têm de se conscientizar que são apenas uma fonte de informação, entre muitas outras. Deve, no entanto, salientar-se que o seu valor informativo tem níveis diferentes conforme o acesso que os seus alunos puderem ter a outras fontes de informação. É fundamental que os professores percebam esta diversidade.

O professor tem, também ele, de se considerar num constante processo de auto-formação e identificação profissional. Tem de ser um professor reflexivo numa comunidade profissional reflexiva.

A noção de professor reflexivo baseia-se na consciência da capacidade de pensamento e reflexão que caracteriza o ser humano como criativo e não como mero reprodutor de idéias e práticas que lhe são exteriores.

O professor não pode agir isoladamente na sua escola. É neste local, o seu local de trabalho, que ele, com os outros colegas, constrói a profissionalidade docente. Mas se a vida dos professores tem o seu contexto próprio, a escola tem de ser organizada de modo a criar condições de refletividade individuais e coletivas, sendo ela própria, reflexiva.

Se a capacidade reflexiva é inata no ser humano, ela necessita de contextos de liberdade e de responsabilidade que favoreçam o seu desenvolvimento. Nestes contextos formativos com base na experiência, a expressão e o diálogo assumem um papel de enorme relevância. Um triplo diálogo: um diálogo consigo mesmo, um diálogo com os outros incluindo os que antes de nós construíram conhecimentos que são referência e o diálogo com a própria situação.

A escola nunca está verdadeiramente feita. Encontra-se sempre em construção, em desenvolvimento. Deve-se entender a escola como uma construção social, dinâmica, mediada pela interação dos diferentes atores sociais que nela vivem e com ela convivem.

A sociedade permanentemente muda, no cotidiano, na tecnologia, no trabalho, na comunicação, se a sociedade muda, a escola também precisa evoluir com ela, os alunos, os pais e professores pertencem a sociedade, portanto a sociedade esta dentro da escola tanto quanto o inverso, no entanto a escola não poderia cumprir sua missão se mudasse de finalidade a cada mudança de governo ou quando houvesse uma crise ou conflitos graves na sociedade. É importante que a escola seja um oásis e que ela continue a funcionar mesmo nas situações mais complicadas, a escola deve ser um local onde o termo protegido é reconhecido.

A reflexão na ação se dá quando o professor reflete, colocando para si as questões do cotidiano como situações problemáticas e faz isso ao mesmo tempo em que está vivenciando esta situação. No entanto, quando se faz esta reflexão após a ação, é a chamada reflexão sobre a ação; esta tem caráter retrospectivo. Por fim, no momento em que o profissional, em um processo mais elaborado, procura compreender a ação, interpretando-a e tem condições de criar outra alternativa para aquela situação, na realidade ele está realizando o processo de reflexão sobre a reflexão na ação.

A prática reflexiva como dominio da complexida é um conceito conhecido a muito tempo entretanto dos trabalhos mais centrados na formação de professores, persiste uma confusão entre:

por um lado, a prática reflexiva espontânea de todo ser humano que enfrenta um obstáculo, um problema, uma decisão a tomar, um fracasso ou qualquer resistência do real ao seu pensamento ou a sua ação.

Por outro lado, prática reflexiva metódica e coletiva que os profissionais usam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com