TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POR QUE SE TORNAR UM PROFESSOR REFLEXIVO

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

UNIDADE 1 - POR QUE SE TORNAR UM PROFESSOR REFLEXIVO_

AI3- PRODUÇÃO TEXTUAL

Aluna: Jacqueline Badia       R.A. 481505                  tutora: Aline                      sala: 5

Considerando que é uma aula de matemática cujo conteúdo é sobre frações, já de antemão, percebemos que é um tema em que o professor dispõe de várias estratégias de ensino, pois as frações podem ser compreendidas em diferentes sentidos.  A professora aproveitando-se de tal benefício, recorre a exemplos simples como chocolates que é algo inerente ao cotidiano dos alunos e que, de acordo com a fala dela,  as crianças dividem os chocolates em diferentes formas. Isso evidencia o caráter pedagógico do conteúdo que aparece tanto na fala quanto na postura da  professora.

O conhecimento pedagógico do conteúdo, como uma das bases do conhecimento, que abarca o conhecimento do conteúdo específico e outros tipos de conhecimento, é notado nas  estratégias de ensino da professora que expõe  o problema a partir dos diferentes resultados e instiga os alunos  a “chegarem”nas respostas  por  modos diferentes de resolução. Tendo em vista o conhecimento prévio deles e as formas de divisão que eles compreendem.  

É notória a postura da professora enquanto mediadora do processo pedagógico. Ela facilita a apreensão do conteúdo por eles relacionando com a experiência, no caso, o desenvolvimento dos vários modos de divisões e da busca de novos raciocínios para a resolução do problema.  A professora transforma o conteúdo a ser ensinado em conteúdo aprendido por eles.

No decorrer da aula e na fala da professora,  os alunos , num primeiro momento, aparentam dificuldades em compreender os números que eles colocaram e que, no caso, esses números  representam as frações. Trata-se  da linguagem matemática inserida pela própria professora.  Ela sendo  aquela que detém o conhecimento do conteúdo específico e que numa postura mediadora frente aos alunos,  mantém a relação estreita entre a teoria e a prática.

Sobre os conhecimentos construídos e acionados na aula, destacam-se os elementos que contemplam o raciocínio pedagógico: transformação, instrução, avaliação, reflexão e nova compreensão.

 No caso da transformação, a professora retoma o problema da aula anterior,  antecipa e expõe na forma de cartaz  os resultados para que os raciocínios dos alunos já sejam demonstrados. Outro fato, são os alunos organizados em grupos para que haja um trabalho colaborativo e em equipe e a sugestão de resolver o problema na lousa para que visualizem e assim,  compartilhem as estratégias.

Em relação à instrução, a professora observa os diferentes raciocínios e os diferentes modos de resolução por cada um dos alunos ou por cada grupo. Ao observar como eles resolvem e as idéias que eles empregam, ela os questiona, acompanha os raciocínios, discute, explica, corrige os erros, enfim, intervém  com a linguagem matemática e com suas competências e habilidades no processo que envolve a construção do conhecimento por eles. Como exemplo, quando ela os questiona sobre o porquê de 1/6, ou quantas partes devem dividir o chocolate para que não sobre e assim por diante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com