TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Professor Reflexivo

Artigo: Professor Reflexivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 5

Professor reflexivo: na formação de sujeitos críticos

Nos dias de hoje, o conceito de professor mudou, ele é visto como educador, não mais aquele que detinha a informação, mas a pessoa capaz de auxiliar o aluno na construção do conhecimento. O professor reflexivo é o educador que busca se aperfeiçoar constantemente e se preocupa com a sua própria formação de forma continua, para que contribua com seus alunos na descoberta de conhecimentos que os habilitem a serem autônomos e críticos. Com isso a responsabilidade do educador se torna maior, pois com as grandes facilidades tecnológicas oferecidas nos apresentam alunos detentores de informações atualizadas, o que às vezes é impossível ao professor acessar canais de informações com frequência para se manter atualizado.

Professor e escola precisam junto transmitir aos alunos o verdadeiro sentido do trabalho em equipe, pois um não sobrevive sem o outro e ambos não sobrevivem sem o aluno. A escola e o educador precisam ser parceiros porque ambos fazem parte de uma mesma comunidade onde o principal protagonista é o aluno.

A educação tem como objetivo criar pessoas que serão capazes de fazerem coisas novas e não repetirem o que outros educadores fizeram no passado. Tem objetivo de formar mentes que sejam criticas, que possam verificar e que não aceitem tudo o que lhes é oferecido. Precisamos de discípulos ativos, que aprendam cedo a encontrarem as coisas por si mesmos, em parte por sua atividade espontânea e, em parte, pelo material que preparamos para eles.

Vivendo, na atualidade, mais um dos processos cíclicos de reforma educativa, tendo consciência das inadequações da Educação, onde a culpa é, muitas vezes, atribuída às escolas e aos professores, encontramos alguns legisladores que iniciaram um processo de controle regulador das escolas, procurando legislar sobre o que deve ser ensinado, quando e por quem; testar o que foi aprendido e arbitrar se os professores são competentes para ensinar. Essa situação acaba se transformando em um jogo entre as escolas (que são impelidas a realizar as mesmas atividades) e as autoridades (centrais e regionais) que tentam controlar o comportamento das escolas: uma clara atitude para conservar o direito de decidir.

Quando falamos em ser reflexivo, nunca podemos nos esquecer de que se tratar de um trabalho no qual a busca dos sentimentos de verdade, de atitude, de justiça, está intimamente ligada à descoberta da autonomia do aluno, proporcionando-lhe identificar-se como sujeito, com direito a vez e a voz, o que nos leva a concluir que não só ao professor cabe ser reflexivo, mas também aos alunos. E essa é uma tarefa do professor, que deve almejar sempre fazer da sua prática um espaço permanente de reflexão através de um papel ativo na educação, não uma mera repetição de normas.

O professor reflexivo, como sujeito desse processo, precisa estar integrado com essa relação "homem-realidade, homem-mundo", pois a ele cabe trabalhar os indivíduos inseridos nessa relação, da qual ele também participa. Se não existe, por parte do professor, a constante preocupação com seu aprestamento, como poderá exercer plenamente sua função? Seria falta de compromisso.

Cabe ao professor ter consciência da necessidade de seu constante aprimoramento, cabe ao professor entender e buscar realizar o sonho de estar sempre atualizado e pronto a proporcionar a seus educandos a possibilidade de uma vida mais digna, como homens e mulheres capazes de reger a própria vida. E se alguém achar que se trata de utopia, de loucura, que lhe seja possível voltar ao "sonho possível" e com toda sabedoria que lhe foi proporcionada pela experiência de refletir sobre sua própria formação, lembrar-se de seu compromisso anônimo de educador.

O processo de aprendizagem do ensino é algo que deve prosseguir durante toda a carreira do professor, principalmente em tempos de globalização, quando as informações cruzam o mundo a uma velocidade espantosa através da rede mundial de computadores. A reflexividade é, portanto, atributo indispensável ao professor que deve ter internalizadas a disposição e a capacidade de buscar, durante toda sua carreira, o aperfeiçoamento e a melhoria de seu ensino. Isso vai levá-lo a melhor reproduzir, em sua prática diária, os conteúdos apreendidos durante sua formação, desde que consciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com