TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO

Por:   •  12/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 6

 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

MEC – SETEC

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO / MT

CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MATO GROSSO

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO / MT- COOPERAÇÃO IFMT / SEDUC-MT.

POLO DE SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS / MT

Caderno 13: Equipamentos Hidráulicos e Sanitários

Titulo: Resolução dos Pratiques

Cursista: Amarildo Agostinho de Oliveira

Tutora: Luciene de Souza Almeida

Turma: Infraestrutura Escolar

Local: São José dos Quatro Marcos-MT

Data: 22/10/2014

UNIDADE 1

Página 18

R: Não, apenas 2,5% da água do planeta é própria para consumo humano.  As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle. Durante muito tempo, a água foi considerada um bem inesgotável, apenas recentemente percebeu-se a nova realidade, sua escassez.  Sim, o Brasil já enfrentou alguns racionamentos no consumo de água, fato este que está acontecendo nos dias atuais na maior cidade do Brasil que é São Paulo que está sofrendo muito com a baixa dos seus reservatórios.

 UNIDADE 2

Página 26

1)R: A escola que eu trabalho ela possui dois poços artesianos que abastecem a caixa de agua de 2000 litros, aonde é distribuída para toda a escola. Aqui na minha cidade de São José dos Quatro Marcos eu não conheço nenhum tipo de casa ou edifício que utiliza algum sistema alternativo de captação ou reutilização de água. Se juntando com meus colegas de serviço da escola, sobre uma alternativa de captação de água, chegamos ao acordo que o melhor método seria colocar caixas de água de baixo das calhas para a captação de água, aonde poderíamos usar a água para lavar os banheiros, lavar as salas de aula e para molhar a horta e com isso haveria uma economia muito grande de água.

UNIDADE 3

Página34

1)R: Esta definição deve ser feita antes do projeto hidrossanitário, já que os pontos de entrada de água e de saída de esgoto são diferentes para cada caso. Para as bacias convencionais a altura da entrada de água é de 330 mm, já para as caixas acopladas a altura é de 200 mm.

Para o esgoto, a distância da parede até o centro da saída do esgoto é de 250/260 mm para bacias convencionais e de 305 mm para bacias com caixa acoplada.

Além das questões hidráulicas (entrada de água e saída de esgoto), existem outras diferenças: *Pressão: a bacia com válvula de descarga exige mais pressão de água do que a caixa acoplada. Algumas pessoas dizem que a menor pressão na caixa acoplada é uma desvantagem, pois a pouca pressão faz como que o sistema não seja tão eficiente.

* Dimensões: os modelos com caixa acoplada exigem um espaço um pouquinho maior, mas, em minha opinião, o banheiro teria que ser muito pequeno para que o tamanho do vaso com caixa acoplada inviabilizasse a sua utilização.

Na minha escola os banheiros todos são de um vaso sanitário com caixa acoplada, pois é um modelo adotado por quase todas as escolas e eu acredito que com isso tem uma economia maior de água, porque as crianças não tem muita mentalidade  e desperdiçam muito.

UNIDADE 3

Página 39

1)R: Na escola que eu trabalho ela possui dois bebedouros elétricos aonde os alunos e funcionários bebem água. As velas dos bebedouros são limpas de seis em seis meses e trocadas anualmente.

UNIDADE 4

Página 54

1)R: Eu não obtive as contas de água da minha escola para esta atividade, porque na minha escola possuem dois poços artesianos, com isso não existe conta de água, apenas conta de energia.

UNIDADE 5

Página 67

1)R: Não na escola que eu trabalho não tem rede de coleta de esgoto, ela possui duas fossas que estão em funcionamento desde 2008. Desde que foi feita ela foi limpa apenas duas vezes, porque ela é bem profunda. Eu não obtive nenhuma informação se tem ou não, local de tratamento de esgoto na cidade que eu moro.

UNIDADE 6

Página 73

1)R: Eu observei todas as torneiras e os chuveiros dos banheiros para ver se estava pingando e havendo desperdício de água e fiquei bem feliz porque esta tudo certo. Eu propus que para uma redução no consumo de água da escola, para as merendeiras usarem a água que elas lavam as louças para molhar a horta, com isso havendo uma melhor utilização da água.

UNIDADE 7

Página 80

1)R: Estatuto Funcionários Públicos de Mato Grosso.

CAPITULO II

 Dos Deveres

Art. 193 - São deveres do funcionário, além do desempenho das tarefas cometidas em razão do cargo ou função.

I - assiduidade;

II - pontualidade;

III - discrição;

IV - urbanidade;

V - lealdade às instituições constitucionais;

VI - obediência às ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

VII - observância às normas legais e regulamentares;

VIII - levar ao conhecimento da autoridade superior irregularidade de que tiver ciência em razão do cargo ou função;

IX - zelar pela economia e conservação do material que lhe for confiado;

X - providenciar para que esteja sempre em ordem, no assentamento individual a sua declaração de família;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (106.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com