TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel De Estoque Nas Empresas

Exames: O Papel De Estoque Nas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 4

O papel dos estoques nas empresas

O estoque e visto como um recurso produtivo que no final da cadeia de suprimentos criará valor para o consumidor final, assim assumem papel ainda mais importante. Hoje as empresas procuram de uma forma ou de outra, obter uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes, e a oportunidade de atendê-los prontamente, no momento e na quantidade desejada, é facilitado por meio da administração eficaz dos estoques. Dada à importância, com o passar dos tempos foi sendo desenvolvida à gestão do fluxo de materiais, serviços e informações, chegando ao processo desde o fornecedor inicial até o consumidor final, constituindo a essência da logística (forma de se fazer melhor).

Apesar de serem muitas as razões para manter os estoques, não se pode mantê-los em excesso, sem necessidade, porque eles podem gerar desperdício e empatar um capital que poderia estar aplicado em outros recursos mais rentáveis. Por esse motivo, a administração dos estoques deve ser feita muito cuidadosamente, para se obter um resultado eficaz, uma vez que, por se tratar de um ativo circulante de pouca liquidez, o seu giro mais lento pode impactar diretamente o fluxo de caixa da empresa.

Tipos de estoques

Os estoques funcionam como reguladores do fluxo de negócios. Quanto à velocidade com que as mercadorias são recebidas versus velocidade com que são consumidas, definirá o custo que a empresa está despendendo a administração de seus estoques.

Quer dizer, normalmente as empresas estão adquirindo mais estoques e consumido menos, isto versa ao acumulo de capital estocado em forma de material, ficando assim paralisado valores em dinheiro que poderiam estar circulando e dando lucro a empresa.

Os recursos materiais ou estoques, podem ser classificados em:

Demanda dependente: Quando a quantidade a ser utilizada depende da demanda de um item de demanda independente.

Demanda Independente:são itens cuja demanda decorre, em sua maioria, dos pedidos dos clientes externos.

Como os estoques constituem parcela considerável dos ativos das empresas, eles recebem um tratamento contábil minucioso. São classificados, principalmente para efeitos contábeis, em cinco grandes categorias:Estoque de materiais, estoque de produtos em processos, estoque de produtos acabados, estoque em trânsito e estoque em consignação.

A importância do estoque

Nos dias atuais o relacionamento cliente-fornecedor mudou totalmente , antes cada um buscava tirar vantagens uns dos outros e havia uma desconfiança em ambos os lados, hoje em dia o relacionamento e um tipo de parceria, onde o foco principal é o consumidor final.

Os principais objetivos de algumas empresas e a qualidade e pontualidade, dessa forma cria- se uma vantagem competitiva duradoras.

Geralmente as empresas tem um setor responsável em administrar o estoque, os gerentes estão cuidado de uma parcela substancial dos ativos da empresa.

Gráficos de Estoques

São uma representação gráfica da variação do estoque de um item, ou vários em função do tempo.

Para constituirmos o gráfico de estoque correspondente, suporemos que os itens são recebidos e contabilizados no fim do expediente do respectivo dia, e que o consumo dá-se de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com