TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Gerente De Projetos

Monografias: O Papel Do Gerente De Projetos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

O papel do gerente de projetos

Mais do que um simples “modismo”, a gestão de projetos tem sido aplicada em todos os tipos de organizações e, existem várias pesquisas que demonstram os resultados que as empresas têm obtido na implementação de melhorias nas suas práticas de gestão de projetos.

As empresas que adotam uma filosofia e práticas maduras de gerência de projetos estão mais capacitadas ao sucesso na corrida pelo mercado do que aquelas que continuam com as velhas práticas. A época de administrar um empreendimento à base de muitos gráficos, arte e intuição já é passado. É fundamental entender claramente a missão, o escopo, os objetivos e a entrega de cada projeto desde a sua concepção.

O ambiente de projetos apresenta desafios decorrentes da complexidade intrínseca destes, assim como das influências do ambiente organizacional em que os projetos se inserem. O papel do gerente de projetos desponta como, talvez, o mais relevante para o sucesso na realização de tais empreendimentos.

PMI (2008) ressalta que o gerente de projetos é o responsável pela realização dos objetivos do projeto, sendo parte de suas responsabilidades, mobilizar e gerenciar os recursos humanos necessários para execução dos projetos; administrar e balancear as restrições de custo, prazo, qualidade; identificar os riscos; acompanhar o andamento das tarefas; reportar para a alta administração da empresa os resultados do projeto, dentre outras atividades.

O modelo de gerente como chefe dominou as organizações até os anos 80. Os gerentes eram tidos como mais inteligentes que seus funcionários e mais conhecedores do cargo de cada um do que o próprio funcionário. Era tarefa do chefe dizer ao seus subordinados o que fazer, como fazer e quando fazer, e certificar-se de que eles estavam fazendo direito.

O gerente de hoje se parece cada vez mais com um treinador do que com um chefe. Os treinadores não participam do jogo. Eles criam um ambiente no qual seus jogadores possam superar-se.

Definem os objetivos globais, fixam expectativas, definem os limites do papel de cada um, asseguram que os jogadores sejam treinados corretamente e disponham dos recursos de que necessitam para desempenharem seus papéis, tentam ampliar a capacidade de cada jogador, oferecem inspiração e motivação e avaliam resultados. Os gerentes contemporâneos assemelham-se muito mais a treinadores do que a chefes, quando orientam, escutam, encorajam e motivam seus funcionários.

Inicialmente se acreditava que os grandes líderes já nasciam líderes, que lhes eram dadas as habilidades gerenciais necessárias para mobilizar as pessoas em torno de um ideal comum. Hoje sabemos que estas habilidades podem ser desenvolvidas em qualquer um que se disponha a ser um grande gerente de projetos.

Com o planejamento consolidado resta acompanhar, fazer acontecer e ir minimizando os desvios. Se todos sabem para onde e como caminhar, temos uma grande redução das incertezas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com