TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel dos Profissionais em Mestrado

Seminário: O Papel dos Profissionais em Mestrado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Seminário  •  3.345 Palavras (14 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 14

ETAPA 4

Aula-tema: O papel dos profissionais do magist←rio.

Passo 01:

Ler a seguinte afirma￧ ̄o e buscar na legisla￧ ̄o as incumb↑ncias dos docentes junto ¢

institui￧ ̄o escolar: "O exerc■cio profissional do professor compreende, ao menos, tr↑s

atribui￧￵es: a doc↑ncia, a atua￧ ̄o na organiza￧ ̄o e na gest ̄o da escola e a produ￧ ̄o de

conhecimentos pedag￳gicos." (LIBᅡNEO, 2003, p. 310 - PLT).

Legisla￧ ̄o referente ¢s incumb↑ncias dos docentes :

Art. 13. Os docentes incumbir-se- ̄o de:

I - participar da elabora￧ ̄o da proposta pedag￳gica do estabelecimento de ensino;

II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedag￳gica do estabelecimento de ensino;

III - zelar pela aprendizagem dos alunos;

IV - estabelecer estrat←gias de recupera￧ ̄o para os alunos de menor rendimento;

V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, al←m de participar integralmente dos per■odos dedicados ao planejamento, ¢ avalia￧ ̄o e ao desenvolvimento profissional;

VI - colaborar com as atividades de articula￧ ̄o da escola com as fam■lias e a comunidade.

Passo 2 :

Discutir e produzir um texto dissertativo argumentativo sobre a afirma￧ ̄o proposta no Passo 1

O professor ← uma pe￧a de liga￧ ̄o fundamental no que se refere ¢ escola como estabelecimento de ensino, seu papel n ̄o deve ser apenas o de condutor de aulas, mas sim de um grande preparador de cidad ̄os. Alguns educadores s ̄o limitados apenas ao papel de preparar e ministrar suas aulas, sem maiores preocupa￧￵es com as transforma￧￵es que acontecem antes, durante e ap￳s este processo. Talvez ele esteja condicionado apenas a ensinar da maneira como foi conduzido em sua experi↑ncia educacional, ou seja, est£ apenas treinado. A verdadeira voca￧ ̄o reflete-se nos profissionais que trabalham com afinco, que conhecem os alicerces da educa￧ ̄o. Ser professor, n ̄o deve estar impl■cito apenas ao ato de ensinar, mas sim transformar, lapidar.Com base na cita￧ ̄o de Jos← Carlos Lib¬neo (Lib¬neo, 2003, p£g.310-PLT), e na LDB 9394/96, o verdadeiro educador ← conhecedor das normas e leis que regem o seu ambiente de trabalho, atua no desenvolvimento da proposta pedag￳gica, cumpre seu plano de trabalho, participa da organiza￧ ̄o escolar, est£ comprometido com o aprendizado dos alunos. Sobretudo ele ← aquele que cumpre seu papel diante da sociedade, ← um transmissor da educa￧ ̄o para al←m das salas e dos muros da escola. ￉ um preparador para a vida, convidativo a levar as pessoas a questionarem a constru￧ ̄o coletiva do conhecimento. Uma pessoa humanizada, que atua com emo￧ ̄o. Seu desejo mais profundo ← ajudar na constru￧ ̄o de um mundo melhor apenas com seu poder de educar.

Passo 3 : Ler e interpretar o artigo 13 da LDB 9394/96:

Interpreta￧ ̄o do Art. 13 da LDB 9394/96

S ̄o obriga￧￵es do educador:

I - Contribuir com id←ias pedag￳gicas criativas, inovadoras e efetivas para o dia-a-dia do estabelecimento de ensino; A participa￧ ̄o ativa do docente se faz necess£ria ¢ elabora￧ ̄o da proposta pedag￳gica, uma vez que a escola, efetivamente, s￳ se realiza enquanto estabelecimento de ensino com a presen￧a f■sica dos docentes.

II - Registrar e realizar as tarefas propostas no plano de trabalho; O plano de trabalho docente ←, ao certo, uma das atividades mais acad↑micas, produtivas e interessantes dos profissionais de ensino. A partir do plano de trabalho, o docente pode assinalar, no per■odo letivo, suas metas curriculares e educacionais. Por exemplo, ← a oportunidade de o docente propor e perseguir metas como o fim da evas ̄o escolar e melhorar a qualidade do seu servi￧o educacional atrav←s de uma did£tica eficiente e eficaz, que tenha por principais finalidades o desenvolvimento da capacidade de aprender e a aprendizagem dos alunos.

III - Administrar para que os alunos compreendam as informa￧￵es de forma adequada; O componente ensino, centrado no professor, refere-se ¢ organiza￧ ̄o do material curricular a ser transmitido em sala de aula em prol da aprendizagem, que, aqui, passa a ser entendida como a assimila￧ ̄o ou estocagem de conhecimentos e saberes historicamente acumulados pela sociedade.

IV - Desenvolver m←todos para alunos com menor rendimento; O papel do docente ← o de levar o aluno ao desenvolvimento das habilidades e compet↑ncias requeridas pelo projeto pedag￳gico ou plano de desenvolvimento da escola.

Se os alunos deixam de aprender nas condi￧￵es de oferta de ensino, caber£ ao docente assegurar as estrat←gias de recupera￧ ̄o para que os alunos com dificuldades de aprendizagem superem seu menor rendimento

V - estar presente e participativo nas atividades propostas pelo estabelecimento escolar; Um dia ← considerado letivo quando, no ambiente escolar, h£ a presen￧a do aluno e do professor, o que quer dizer a garantia da presen￧a f■sica do professor e a perman↑ncia do aluno na escola.

VI - Desenvolver atividades em sociedade. Os desafios do professor passam a serem desafios tamb←m dos pais e da comunidade. Se o aluno deixa de aprender, a fam■lia, em tempo h£bil, deve ser comunicada da situa￧ ̄o do aluno, n ̄o apenas em se tratando das informa￧￵es de avalia￧ ̄o escolar, mas de sua motiva￧ ̄o, curiosidade e interesse em aprender, para que, em regime de corresponsabilidade educacional, participe do esfor￧o docente de recuperar o aluno e n ̄o permitir sua reten￧ ̄o no processo educacional.

Passo 4 Produzir um estudo de caso que envolva a seguinte situa￧ ̄o citada por Lib¬neo (2003, p. 310) e Art. 13 da LDB: "A dire￧ ̄o precisa promover as condi￧￵es para que o professor realize seu trabalho em sala de aula".

Em uma determinada escola os professores mostravam-se fadigados pela falta de desprendimento por parte da dire￧ ̄o. A conduta da diretora era extremamente centralizadora, os processos de prepara￧ ̄o de aulas e administra￧ ̄o da escola eram pr←-definidos pela dire￧ ̄o, pouco importava as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com