TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas Por Competência: O Papel Do Administrador Na Capacitação, Adequação E Gerenciamento De Profissionais E De Servidores Públicos

Casos: Gestão De Pessoas Por Competência: O Papel Do Administrador Na Capacitação, Adequação E Gerenciamento De Profissionais E De Servidores Públicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  5.487 Palavras (22 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 22

UNINOVE – Universidade Nove de Julho

Curso de Administração de Empresas

Gestão de Pessoas por Competência:

O Papel do Administrador na Capacitação, Adequação e Gerenciamento de Profissionais e de Servidores Públicos

Rafael Brull

São Paulo

2014

UNINOVE – Universidade Nove de Julho

Curso de Administração de Empresas

Gestão de Pessoas por Competência:

O Papel do Administrador na Capacitação, Adequação e Gerenciamento de Profissionais e de Servidores Públicos

Rafael Brull

Trabalho para a Conclusão do Curso de Administração de Empresas da Universidade Nove de Julho, Sob Orientação do Prof. Marcelo Henrique Rabelo.

São Paulo

2014

AGRADECIMENTO

Agradeço a todos os amigos e colegas, bem como a vida, por estar hoje aqui. Mas, acima de tudo, à pessoa mais importante, dentre todas, para mim. Sem ela nada disso teria sido possível, tampouco imaginável, assim como no dia de hoje, tangível. Muito grato a você, minha querida avó Rosa Garcia Casanova, a quem devo tudo, além da compreensão do verdadeiro significado das palavras dedicação e amor.

“Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente

os desiguais na medida em que eles se desigualam”

Rui Barbosa

Base do Principio da Igualdade Juridica

RESUMO

A verdadeira essência da administração é enxergar, sobretudo, prioridades acima de outras necessidades. Não seria o capital humano o mais importante de qualquer organização, seja publica ou privada?

A gestão de pessoas é um dos processos administrativos mais importantes, não importando o regime trabalhista, ou sistematica de trabalho, tampouco a qualidade ou genero da instituição, pois seja ela qual for, onde for, e como for, é movida por pessoas. Sejam funcionarios ou servidores, terceiros ou colaboradores, agregados ou parceiros, são pessoas que movem, articulam e desempenham as funções que constituem a gama de recursos disponibilizaveis de uma empresa, organização ou estado.

Este trabalho, a luz de todos os conhecimentos consignados junto das experências praticas de mercado se convergem com excelentes teorias e pratica aprendidas neste curso de administração, tem o intuito de sintetizar o quão necessário é ao administrador de fato, a capacidade de se adaptar ao necessário, porém, do mesmo modo, quebrar paradigmas que impedem o crescimento e evolução das instituições sob seu comando ou responsabilidade.

Observar as competencias das pessoas e, por consequencia disso, saber onde melhor aproveitá-las no sentido de aprimorar processos, melhorar indices e ultrapassar limites, é o caminho mais curto para o sucesso de uma organização.

Palavras-Chave: Gestão de Pessoas – Servidores – Competências

SUMÁRIO

1. Introdução .......................................................................................................... 07

2. Mudança de Paradigma ...................................................................................... 09

3. Gestão de Pessoas .............................................................................................. 15

4. Gestão de Competências .................................................................................... 18


4.1. O movimento de competência .................................................................................. 18

4.2. O modelo de gestão de pessoas por competências .................................................... 18

4.3. Competências organizacionais................................................................................... 24

4.4. Competências funcionais............................................................................................ 24

5. Competências: Captação e seleção de pessoas ....................................................26

6. Conclusão ........................................................................................................... 29

7. Bibliografia ........................................................................................................ 33

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho não tem a pretensão de ditar o modelo de gestão de pessoas, mas de apresentar um modelo de gestão de pessoas baseado em competências, que quando seriamente desenvolvido pode trazer inúmeros benefícios.

A Reforma Administrativa implementada pelo Governo Federal a partir da edição da EC no 19/98, trouxe expressamente em seu bojo o princípio de eficiência na Administração Pública, e reclama a mudança de uma cultura burocrática para um modelo gerencial de administração.

Inicialmente cabe ressaltar que este estudo tem por escopo o espaço organizacional dos modelos de Empresas existentes, no contexto de mercado capitalista e sob egide dos estudos e praticas consuetudinárias de todo o mercado de trabalho comum. Mas, com certo enfoque no servidor público, tal como sugerir o administrador publico que se aplique a luz dos conhecimentos aqui expostos, como sugestão de uma quebra de paradigmas da atual gestão dos seus servidores, com enfoque especial ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Pela especificidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com