TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Povo Brasileiro

Exames: O Povo Brasileiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O documentário, O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro conta a historia do surgimento do Brasil, da junção entre os povos que ali habitavam e de como se deu a chegada dos portugueses àquela terra ao encontrarem os índios que tinham uma cultura muito distante da cultura européia.

Ressalta também as tradições destas culturas distintas que eram feitas através de inúmeros detalhes dos costumes de cada povo.

Darcy Ribeiro nos mostra o porquê do surgimento de um povo novo, a diferença entre o povo novo e o povo velho, o surgimento das classes sociais, e a espantosa vontade de se buscar a felicidade de um povo tão sacrificado.

O POVO BRASILEIRO

Ao assistir o documentário, O povo brasileiro de Darcy Ribeiro podemos compreender o surgimento de um povo tão miscigenado.

Desde os primórdios da colonização do Brasil, entende – se que esta terra foi invadida pelos portugueses que estavam a procura de outra terra; a Índia.

O primeiro contato com o novo povo ali encontrado foi de extremo espanto, pois se depararam com uma cultura bastante diferente da cultura européia.

Os portugueses ficaram encantados com tudo aquilo que viam, as índias todas peladas, sem vergonha alguma por toda a praia e também aquela terra cheia de frutos onde tudo o que se plantava dava.

A partir daí começaram a explorar o pau – Brasil, mas não apenas isso, exploravam também os próprios índios que ali moravam. Surge ai a escravidão desse povo, que eram colocados para procurar o pau – Brasil, derrubá-los e carregá-los até os navios europeus, e isso transformava o Brasil em uma colônia produtiva. Em troca destes trabalhos os europeus davam aos índios espelhos, facas, miçangas entre outros utensílios.

O processo de colonização se deu a partir da poligamia, ou seja, os portugueses passaram a manter relações com varias índias. Destas relações começaram a surgir uma nova raça miscigenada, surgia assim os mestiços.

O que se entendia por mestiços era que estes, eram vistos como um povo que não pertencia a nenhum dos povos milenares, nem aos europeus e nem aos indígenas.

A formação do povo brasileiro se da a partir da fusão genética e das várias culturas dos povos milenares (europeus, índios e também negros) que se conjugaram.

Sendo assim pode – se dizer que não há no Brasil aquele que possua uma raça pura. Devemos aceitar o fato de que somos todos mestiços.

Muitos acreditam que essa mistura de culturas seja a causa da precariedade da política e da educação, pois a falta de regras de convivência fez com que não houvesse uma sociedade mais organizada. Somente ao se manter uma organização social realizaremos o sonho de todo e qualquer brasileiro. Sonho este de inventar o Brasil que nos queremos, um país que conquiste a civilização e que se torne mais prazeroso de se viver, um país em que a ética e a humanidade prevaleça a cada dia, e a partir daí poderemos dizer com toda a convicção que somos pessoas verdadeiramente felizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com