TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Decisorio

Ensaios: O Processo Decisorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2014  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  386 Visualizações

1. O Processo Decisório

O Processo de tomadas de decisões em uma empresa por seus administradores se faz através de ações racionais, porém não exclusivamente, mas também de ações intuitivas. De acordo com SANTOS & WAGNER (2007), citando Robbins e Decenzo (2004, p. 81) afirma que a tomada puramente racional muitas vezes não se mantem “porque o nível de certeza exigido pelo modelo racional raramente existe”. Citam Robbins e Decenzo (2004, p. 81, apud SANTOS & WAGNER):

“A certeza infere que um gerente pode tomar uma decisão precisa porque o resultado de cada alternativa é conhecido. No mundo real, sabemos que esse não é o caso. A maior dos gerentes, portanto, precisa tentar atribuir probabilidades aos resultados que pode surgir. Esse processo é conhecido como lidar com risco. Quando tomadores de decisão não têm pleno conhecimento do problema e não conseguem determinar nem mesmo uma probabilidade razoável de resultados alternativos, eles precisam tomar sua decisão sob uma condição de incerteza”.

Através do Estudo de Herbert Simon, através da Teoria Comportamental, essa situação fica evidente e percebemos que estes atributos (razão e intuição) são complementares e não concorrentes.

Dentro desses aspectos desenvolvem-se várias teorias a respeito do processo de decisão e sua análise, e como chegar a uma forma mais adequada de acordo com cada ocasião.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com