TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Decisório

Artigos Científicos: Processo Decisório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 4

PROCESSO DECISÓRIO NA EMPRESA

As Decisões Estratégicas da empresa são tomadas pela alta administração nesse caso o presidente que geram atos com efeito duradouro, a partir de um planejamento estratégico, utilizando informações internas e externas. Exemplo de decisões tomadas pelo presidente seria introduzir um novo produto ao portfólio da empresa como a ração animal, como também a variedade das fragrâncias e tamanhos do sabão produzido.

As Decisões Táticas da empresa são tomadas pela gerencia administrativa por meio de informações sintetizadas de atividades específicas desenvolvidas. Um exemplo é a seleção de pessoal para contratação que na empresa é realizada pela própria gerente administrativa que é psicóloga.

As Decisões Operacionais da empresa são tomadas pela gerencia operacional para controlar as atividades da empresa, e para alcançar os padrões de funcionamento pré-estabelecidos, criando assim condições para a realização adequada dos trabalhos diários da empresa. Uns exemplos dessas decisões são a contratação de profissionais para realizar treinamento e aperfeiçoamento dos funcionários, cursos técnicos para manter os padrões de segurança.

A empresa caracteriza seu estilo de liderança como dinâmico e atualizado, pois depende da situação vivida pela empresa. Já o estilo de tomada de decisão é o diretivo, visto que a empresa prefere soluções claras e bem definidas para os problemas, com decisões tomadas rapidamente, com base em regras e procedimentos existentes.

O processo de tomada de decisão da empresa ocorre da seguinte maneira: primeiro se examina a situação vivenciada pela empresa, depois se criam alternativas que poderiam solucionar o problema, em seguida as alternativas são avaliadas e selecionada a melhor, para então ser feita a implementação da alternativa mais viável, é o momento em que a decisão é colocada em prática e transmitida a todos os afetados por ela. E por ultimo é feita a avaliação da eficácia da decisão, analisando se ela realmente solucionou o problema e se os objetivos desejados foram atingidos. Por ser uma empresa familiar todos da família que fazem parte da empresa participam do processo em conjunto.

Com relação à tomada de decisões programadas da empresa, podemos citar como exemplos: alternar o funcionamento de equipamentos para evitar uma queda de energia. Fazer o cozimento do sabão em um horário apropriado para evitar desperdício de vapor. Já a tomada de decisão não programada como exemplo pode-se destacar uma situação em que a empresa por não trabalhar com um grupo gerador de energia próprio, precisou buscar alternativas para continuar a produção, visto que houve uma falta de energia repentina no ambiente de produção que comprometeu o funcionamento da fábrica e o desenvolvimento do trabalho operacional.

Sabe-se que a atividade empresarial por si só é inerente à existência de riscos. Sendo assim, a identificação e a gestão de riscos são fundamentais para o sucesso e sustentabilidade das organizações, já que, através do acompanhamento evolutivo e avaliação dos riscos financeiros e operacionais, as organizações podem maximizar seus resultados e minimizar as perdas. Por isso a empresa Maria Vaneide Costa Guerra avalia seus riscos através de 4 etapas:

Na etapa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com