TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Missão Jovem: Um Estudo De Protagonismo Juvenil.

Trabalho Universitário: O Projeto Missão Jovem: Um Estudo De Protagonismo Juvenil.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 5

O projeto Missão Jovem: um estudo de protagonismo juvenil.

Renata Zanella

Compreendendo que o protagonismo juvenil ocorre quando o jovem desenvolve papel de destaque na execução de atividades, não de forma individualizada, uma vez que a participação e intervenção no contexto social pressupõem atuação coletiva . Busquei estudar um projeto que entendo como uma experiência em que se vive esse objetivo: o projeto Missão Jovem (MJ), da Pastoral da Juventude (PJ) da ICAR .

A MJ, assim como todas as formações e ações da PJ não têm um formato pronto, algo dado a ser seguido. O caráter da missão é totalmente definido pelos jovens missionários em permanente diálogo com os grupos e instituições que serão visitadas. O que existe é a concepção geral, a estrutura em três etapas: Pré-Missão, Missão e Missão Sempre, que podem ser definidos como:

Pré-Missão: período de formação dos missionários e definição das atividades da MJ, assim como estudo e aproximação da realidade onde a missão irá ocorrer.

Missão: período de colocar em ação o planejado no Pré-Missão, que pode ser oficinas em escolas, debates, atividades em diversas instituições sociais, visita a famílias.

Pós-Missão: momento de analisar a atividade desenvolvida e planejar atividades que dêem continuidade ao processo iniciado com a MJ.

A possibilidade dos jovens construírem como se dará a missão coletivamente, de uma forma dialógica com a realidade em que estão inseridos. É, portanto, uma prática de educação libertadora, de autonomia, nos moldes de Freire, fazendo da formação um ato político, já que a atividade acentua a ação (prática) com a formação de consciência crítica.

O caráter da MJ não é divulgar os grupos de jovens para que outros jovens ingressem neles, nem tampouco, arrecadar recursos para manter as ações desenvolvidas pelos jovens. A proposta é levar a boa nova de um Jesus Cristo libertador com o jeito jovem, abordando questões de cidadania, participação e valores. O subsídio desse projeto lançado pela Arquidiocese de Porto Alegre define MJ como:

(...) a ação planejada e concreta da juventude, que é Igreja e que visa dar testemunho de sua fé, indo ao encontro dos jovens em suas diversas realidades. Os/as jovens vão em missão para anunciar o Cristo Ressuscitado, resgatar seus valores e ajudar outros/as jovens a desenvolverem as suas potencialidades e dons, para que sejam cidadãos e cidadãs ativos e conscientes de seu papel social. A Missão é o momento do jovem evangelizar o jovem: o protagonista da Missão é a juventude. É também, um momento da comunidade se envolver, fornecendo estruturas de apoio, acompanhando os trabalhos e apoiando a Missão .

O estudo que faço sobre o Projeto Missão Jovem se deve, em grande parte, por eu já ter vivido a experiência de jovem missionária em três edições dessa atividade no vicariato de Porto Alegre , nos anos 2004, 2005 e 2006. Nessas experiências o que me chamou atenção foram as transformações que os jovens passavam desde o primeiro convite para serem missionários até a avaliação final da atividade realizada. Eles se perceberam capazes de pensar e executar atividades, como também em melhores condições de promover mudanças na sociedade. Os missionários realmente assumiram a atividade e construiram a partir da realidade da comunidade que recebeu a missão. Quero, neste trabalho, estudar como o protagonismo juvenil é estimulado e aceito nesse processo de educação que se dá através do desafio da ação de uma proposta concreta.

Meu principal objetivo é responder: como se dá o processo de formação dos jovens desde o período de pré-missão até o pós-missão, respeitando o protagonismo juvenil, que os leva uma ação transformadora?

A pesquisa de campo para este estudo foi desenvolvida no ano de 2008 juntamente com os jovens da PJ do Vicariato de Gravataí , divisão da arquidiocese de Porto Alegre que corresponde às cidades de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Glorinha e Viamão. O local escolhido para acontecer a MJ deste ano é o bairro Augusta, zona periférica de Viamão.

Os jovens da equipe de coordenação do vicariato, que coordenam o projeto MJ e outras atividades da PJ, uniram nesse ano dois projetos: o curso de formação “Escola da Juventude” (ESCOJU) e o projeto de ação “Missão Jovem.” Esta opção metodológica e pedagógica pela unificação dois projetos fez com que o período de formação, ou pré-missão, fosse realizado com lideranças dos grupos de jovens que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com