TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Hábitos De Estudo

Trabalho Universitário: Projeto Hábitos De Estudo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 6

HÁBITOS DE ESTUDO

Coordenador (a) do Projeto:

Professora Esp. Eliane Azevedo

ARIQUEMES – RO

MARÇO/2012

ROTEIRO DO PROJETO

1. Introdução

No desenvolvimento humano existem muitas teorias que explicam os processos que a compõe. Segundo Vigotsky as funções psicológicas superiores nos explicam a regulação intermental e intramental, (desenvolvimento potencial e real). Indicando-nos a direção, possibilidade e extensão do potencial humano e o desenvolvimento que já se completou. A zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é a responsável pela transição entre as funções psicológicas superiores.

O ambiente escolar tem como foco a aprendizagem, o processo de interação com os outros – alunos e professores – auxiliam nesse processo de aquisição de conhecimento e no desenvolvimento humano. Portanto, o desenvolvimento de suas capacidades está relacionado ao tipo de modelos culturais que dominam em seu entorno. A maneira como o indivíduo irá proceder em sua vida acadêmica está relacionada, em sua grande parte, pela forma como foi estimulado. O processo de aquisição de conhecimento é dinâmico, contínuo, global, pessoal, gradativo e cumulativo (Campos,1971), tudo resultante de experiências que nos levam a modificação do nosso comportamento. Um requisito necessário nessa aquisição é a motivação que cada indivíduo possui para realizar uma determinada tarefa.

Entendemos que o estudo para se tornar eficiente, exige do aluno autodisciplina, organização e programação do tempo. Isto se deve ao fato de que os alunos não adquiriram bons hábitos de estudos no decorrer de (desenvolvimento)sua experiência escolar. O presente projeto visa fornecer subsídios para que os alunos incorporem em sua experiência bons hábitos que os ajudem na aprendizagem dos conteúdos estudados.

2. Justificativa:

Um projeto de extensão procura acrescentar na vida do educando informações que de forma rápida possa auxiliar em seu dia a dia, pois, em geral o aluno atribui ao estudo uma série de dificuldades, entre elas, a inutilidade das tarefas, o cansaço, o esforço, etc. as dificuldades são traduzidas como desmotivação, falta de interesse, etc. o aluno não está acostumado a relacionar suas dificuldades acadêmicas com o ato de estudar.

O estudante, de qualquer nível de ensino, que estiver preparado para estudar sozinho também estará habilitado a continuar sendo um pesquisador e estudioso por toda a sua vida. Este trabalho proporcionará ao aluno a possibilidade de ser portador de um instrumento de auto-realização e de êxito profissional e social.

3. Local de atuação do projeto

3.1. O presente projeto será realizado no Centro Educacional Fênix e escolas da rede municipal e estadual de ensino.

3.2. O público alvo deste projeto serão alunos do ensino fundamental e médio.

4. Objetivos:

4.1. Geral

Nosso objetivo é desenvolver junto a equipe pedagógica, bons hábitos de estudos, desenvolvendo habilidades para que os alunos possam assumir responsabilidades face a um programa de estudo, diminuindo suas dificuldades e contribuindo para o desenvolvimento de sua aprendizagem.

4.2. Específicos

4.2.1 Compreender a definição dos termos hábito e estudo.

4.2.2 Vivenciar através de dramatização as regras de hábitos de estudos.

4.2.3 Eliminar maus hábitos de estudo.

4.2.4 Criar uma rotina de estudos.

5. Metodologia utilizada

Para melhor compreensão da necessidade de se estabelecer uma rotina de estudos utilizaremos, um questionário para verificação da realidade e reflexão do educando; textos informativos; dramatização; palestras em PowerPoint.

6. Cronograma de implementação do projeto

Março

Acadêmicos

• Encontro com acadêmicos de psicologia: Orientações sobre o projeto e procedimentos necessários para o bom desenvolvimento do mesmo.

Alunos

• 1º Encontro: Orientações gerais do trabalho que será desenvolvido e aplicação do questionário para verificação da realidade e reflexão do educando (anexo 1);

• 2º Encontro: Conversa sobre os conceitos (estudo e hábito), Palestra com apresentação em PowerPoint e discussão sobre motivação para os estudos;

• 3º Encontro: Palestra com apresentação em PowerPoint e discussão sobre as atitudes benéficas em sala de aula e sobre a leitura ativa.

• 4º Encontro: Palestra com apresentação em PowerPoint e discussão sobre o hábito de estudo em casa, a gestão do tempo, local de estudo.

Abril

• 5º Encontro: Formação de grupos para apresentação de pequenas dramatizações sobre hábitos de estudos.

• 6º Encontro: Criação do plano de estudos individualizado.

7. Resultados esperados

Com este projeto espera-se que os alunos percebam que a aprendizagem depende em grande parte da dedicação que cada um dispensa a essa atividade e que reestruture sua rotina de estudos para que seu aproveitamento acadêmico seja progressivamente melhor.

8. Bibliografias

Coll Salvador, César (org.); Psicologia da Educação, Porto Alegre, 1999, Editora Artmed.

Campos, Dinah Martins de Souza, Psicologia da Aprendizagem – 38ª Edição, Petrópolis, Vozes, 2010.

Barros, Aidil Jesus da Silveira e Lehfeld, Neide Aparecida de Souza, Fundamentos de Metodologia Científica – 2ª Edição Ampliada, São Paulo, 2000, Editora Pearson Makron Books.

Severino, Antonio Joaquim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com