TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de auto-estudo de vários níveis

Projeto de pesquisa: Projeto de auto-estudo de vários níveis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.085 Palavras (17 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 17

Trabalho Anhanguera UNIDERP, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem Curso de Graduação em Tecnologia de Marketing.

PMA – Projéto Multidiciplinar de Autoaprendizagem

RELATÓRIO PARCIAL

Apresentação do Trabalho e Objetivos da Pesquisa

O propósito da minha Pesquisa é a Viabilidade para Implantação de um supermercado. Para tanto foi realizado um estudo de local, na cidade de Belo Horizonte, sendo que o Bairro que se mostrou apropriado à implantação, foi o Bairro Santa Cruz.

Situação da Pesquisa e justificativas Iniciais

O principal fator decisório para implantação neste local foi a ausência de um estabelecimento neste seguimento próximo ao Bairro e a necessidade dos moradores de terem um local que oferecesse produtos e serviços de qualidade com preços acessíveis.

Nas pesquisas realizadas obtivemos dados que 85% das pessoas entrevistadas fariam compras mensais no supermercado do bairro e os outros 15% comprariam pelo menos 10 itens por semana. As pesquisas nos mostraram ainda que além da população existente no bairro, 20% das pessoas que circulam no mesmo são oriundas de bairros próximos que se utilizam do caminho para acessoa ao trabalho, escola e etc..

Para o supermercado foi criado um nome, uma logomarca, e definidos o dono, os produtos a serem comercializados e serviços, bem como a estrutura física do local e a avaliação dos equipamentos. Foram realizados orçamentos para levantamento dos custos. A partir daí, estipuladas as pesquisas de mercado necessárias à confirmação das escolhas definidas no projeto. Para a validação do projeto, a aplicação da Matriz de Análise FOFA, demonstrou as reais perspectivas na implantação deste projeto.

Visto que o projeto envolve diversas áreas de atuação, todas as variantes foram analisadas e definidas. Os custos, a administração, o planejamento, o mercado, as estratégias de marketing, os encargos financeiros, a política de mercado, as variações do mercado, os avanços tecnológicos, os fornecedores, os concorrentes, a avaliação do grau de satisfação dos clientes, a manutenção além das possibilidades de financiamentos, do controle da lucratividade, etc. são partes fundamentais, cada uma com seu grau de suma

importância no Projéto.

Apresentação Inicial da Empresa

1- A EMPRESA - (Ficha Técnica)

Nome: SuperMercado Global.

Razão Social: União Global Comércio varejista e Distrib. de produtos Ltda.

Endereço: Rua Manoel Passos, 954 – Bairro Santa Cruz – Belo Horizonte- MG

Contato: Edson Rodrigues

Telefone: 31 34456787

CNPJ: 04.000.0008 ⁄0007-32

IE: 106.0009-54

Ramo de atividade : Comércio Varejista

Tipo de Negócio: Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios e área de venda 2.600 m².

Numero médio de Itens Ofertados: 20.000 Itens divididos em|Gêneros alimentícios, bebidas, produtos de limpeza e outros.

Numero de Caixas disponibilizadas: 32

Empregos Gerados: 750 oportunidades

Investimento Inicial: R$ 850.000,00

2- Missão

Atender desejos, anseios e as necessidades de nossos consumidores, gerar empregos, trabalhar dentro da realidade com honestidade, justiça, qualidade em nossos produtos, com Deus no coração.

3. Visão

Agilidade nos processos de abastecimento, observar as melhores práticas do mercado e não conceder espaço aos concorrentes mais próximos. Ser uma empresa rofissionalizada que acompanhe o desenvolvimento dos negócios e permaneça em um processo contínuo de expansão.

4. Valores

Honestidade acima de tudo, trabalho, dedicação e principalmente muito amor no que faz!!!

Aspectos de Viabilidade

5. Gestão e /ou Administração Estratégica

Para definirmos a Análise de SWOT (FOFA) do Supermercado Global foi necessário saber o que é uma gestão estratégica.

Para ParaHunger e Wheelen (2002) gestão estratégica é o conjunto de decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho de uma empresa em longo prazo. Esse tipo de gestão inclui análise minuciosa dos ambientes interno e externo, formulação (planejamento estratégico ou de longo prazo), implementação, avaliação e contrôle da estratégia.

Define-se assim, administração estratégica como um processo ou uma série de etapas que formam um sistema estratégico, no qual os administradores devem ser criativos e flexíveis ao operar, já que necessita de constante adaptação devido às circunstâncias organizacionais com que se defrontam. A relevância da análise e relacionamento do processo de administração estratégica com as funções do negócio, como: marketing, produção ou operação, recursos humanos e finanças, não podem ser subestimadas.

A formulação das estratégias genéricas de Porter (1986), segundo Kotler e Keller(2005) estabelecem três pontos que toda empresa deve levar em conta, que são:

• Liderança total em custos. A empresa deve esforçar-se para conseguir os menores custos de produção e de distribuição, como forma de oferecer mais baixos preços que seus concorrentes e ainda obter uma participação maior no mercado.

• Diferenciação. A empresa deve esforçar-se para conseguir um desempenho superior em uma área específica de benfeitoria aos clientes, estimada pela grande maioria do mercado.

• Foco. Dentro do segmento-alvo a empresa deve se concentrar-se em um ou mais segmentos estreitos do mercado, conhecendo-o intimamente, buscando liderança em

custos ou diferenciação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com