TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Príncipe Niccolo Machiavelli

Por:   •  1/7/2016  •  Resenha  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

O Príncipe ( escrito em 1505, publicado em 1515) Niccolo Machiavelli (1469-1527) Edição: Ridendo Castigat Mores, 164 páginas. Pensador político Niccolo Machiavelli descreve em sua obra algumas regras e normas políticas para os governantes e príncipes, na qual suas ideias e conselhos são sobre como alcançar o poder e principalmente se manter nele. A obra é dedicada a Lorenzo de Medici.

Nos primeiros capítulos do livro Niccolo Machiavelli apresenta os tipos de principados o hereditário e o misto. Classifica os tipos de governos e qual é a melhor forma de conquistá-los, se pela virtude ou pela fortuna.

Um dos pontos abordados pelo autor é a dificuldade que um principado encontra manter-se em um estado novo, pois, o povo já se encontra adaptado ao governo anterior, sendo ele hereditário ou não, devido a essa situação ele fala sobre a necessidade de se manter os costumes desse povo para que não venha a tomar estes como seus inimigos, um governante para se manter no poder terá que ter o povo ao seu lado para não incentivar nenhuma revolta, com o apoio do povo será mais difícil que o novo principado seja destituído do poder.

Também são abordadas as formas que muitos utilizam para chegar ao poder, sejam elas através de mentiras, atos criminosos e cruéis percebesse claramente a desaprovação do povo, que pode vim a se rebelar tornando curta a estadia de um principado no poder, porém se os atos de crueldade foram tomados somente para alcançar o poder e logo em seguida deixados de lado, o principado com atitudes sensatas não sendo um tirano logo recupera o apoio do povo e quando apoiado seu tempo no poder é bem mais duradouro.

O papel do principado é claro, manter o equilíbrio entre todos. Por tanto ele deve saber usar do bem e do mal em suas decisões, não sendo tão bonzinho pois, deve saber ser firme quando necessário para manter a paz entre todos. Machiavelli explica que um principado precisa ser forte valendo-se do seu lado animal como também do seu lado homem para que possa ter um longo governo.

Ao longo do livro é citada a necessidade de se manter um exercito sempre pronto e bem treinado, composto por pessoas de confianças que dariam suas vidas ao seu soberano, para prevenir futuros infortúnios.

Ao final do livro Machiavelli deixa claro que nem tudo pode ser programado, pois é preciso esta preparado para qualquer imprevisto agindo conforme a situação sendo impetuoso e cauteloso.

A obra nos faz perceber que mesmo através do tempo as regras citadas por Machiavelli, continuam a fazer parte do jogo político presente na sociedade. As formas de alcançar o poder foram até aprimoradas como a manipulação do povo através de mentiras, golpes e as mais diversas crueldades para favorecer meramente um pequeno grupo de pessoas, que não tem como objetivo o bem estar e o equilíbrio da sociedade e sim benefícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com