TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE SIGNIFICA ABNT E ISO?

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE SIGNIFICA ABNT E ISO?

ABNT significa: “Associação brasileira de Normas Técnicas”.

Théo Ferreita

E-mail: pesqvol@gmail.com

Filósofo (IFES), jornalista profissional (IFES), pós-graduação em História Cultural (IFES) e, atualmente acadêmico de Ciências Sociais (IFES) e, Direito, em uma Pontifícia Universidade Católica.

CONSULTOR E REVISOR DE TRABALHOS CIENTÍFICOS: papers, releases, fichamentos, projetos acadêmicos, mestrado e doutorado,TAIS COMO: momografias, dissertações e teses de mestrado e, doutorado,.

ABNT

Esta consiste em ser um órgão brasileiro responsável pela normalização e técnica de produtos confeccionados, produzidos no Brasil, pois, oferece a base indispensável ao desenvolvimento tecnológico dentro dos padrões brasileiros.

A instituição foi criada em 1940, no rol de entidade privada e, sem fins lucrativos, como também, de utilidade pública. A ABNT se figura como ente e fundadora da, Organização Internacional para Padronização, da Comissão Panamericana de Normas Técnicas e, da Associação Mercosul de Normalização. No Brasil, a ABNT representa oficialmente essas instituições e, também da Comissão Eletrotécnica Internacional.

Padronização

A Padronização, termo conhecido também, como normalização, trata do processo de desenvolvimento e implementação de normas técnicas. Esta tem como desígnio prático deliberar especificações técnicas que auxiliem e contribuam para a maximização da compatibilidade, reprodutibilidade, segurança ou qualidade de apontado processo, produto ou, serviço.

No que tange âs ciências sociais, não deixando ou esquecendo da economia, a conceito de padronização se aproxima da solução de um problema de coordenação, situação, na qual todos os componentes inseridos podem alcançar resultados, mas tão-somente por meio da tomada de determinações coesas entre si. O aproveitamento técnico do conhecimento conceitual em procedimentos produtivos visa a solução para questões recorrentes, levando-se em consideração condições econômicas e de estado da arte, passa portanto, pelo processo de padronização nas adotadas e admitidas decisões com a finalidade da manutenção dos padrões alcançados.

Geralmente, em cada país existe um organismo, ou, depaertamento nacional, interno destinado à normalização oficial e certificação. Por exemplo, a ANSI, nos Estados Unidos, o BSI, no Reino Unido, o DIN, na Alemanha e, como é o caso do desenvolvimento em tela, da ABNT, esta no Brasil.

Essas entidades podem ser de viés, públicos, privados ou, em forma de parceria conjunta que envolvem os dois setores. O domínio dessas entidades está unido a aspectos históricos que se relacionam à influencia do setor privado na administração pública e, ao nível de desenvolvimento de cada economia.

Independente de serem Públicas ou privadas, todas as instituições nacionais, ou no caso do Brasil certificadas estão ligadas ao órgão de controle internacional, ISO. Esta incide em ser uma abreviação internacional e significa: International Organization for Standardization, isto é, em português: Organização Internacional para Padronização, A ISO é uma entidade de padronização e normatização, foi criada em Genebra, na Suiça, em 1947.

Portanto ao se referir sobre o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, deve-se lembrar de, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Fundada em 1940, que vem munindo a base indispensável ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com